quarta-feira, dezembro 23, 2009

E continuamos sendo filmados


Nessa semana li uma matéria em um Blog Inglês que dizia que um londrino típico é filmado aproximadamente 300 vezes por dia! Mesmo sem ter a menor idéia do que significa ser um “londrino típico”, fiquei imaginando como deve ser chato saber que temos nossas imagens sendo transmitidas ou gravadas centenas de vezes diariamente sem que ao menos tenhamos a possibilidade de nos manifestarmos, ou de pelo menos dar uma penteadinha ou passar um perfuminho antes da gravação :-).
Com o barateamento da tecnologia de câmeras, e sua respectiva miniaturização, é cada vez mais fácil instalar uma câmera de 30 reais e enviar as imagens através da internet para que sejam armazenadas para posterior análise, caso haja necessidade. O pessoal do DEM que o diga, quanto à impertinência dessas gravações...
Outro fator que vem contribuindo para a popularização da onda Big Brother é o barateamento do armazenamento de dados, seja em servidores dedicados, ou mesmo nos discos dos PCs caseiros que usamos, observamos quedas de preços na mesma velocidade em que as capacidades de armazenamento aumentam, sinal de que ainda há muito se gravar.
Já se fala que, com as novas tecnologias de armazenamento, será possível em menos de dez anos, gravar toda a vida de uma pessoa em um dispositivo simples e com preço acessível. Se já é um porre ver vídeos de casamentos ou de festas juninas de filhos de amigos, imagina ser convidado para assistir a vidinha de alguém, mesmo que sejam somente alguns anos, ou os melhores anos, haja!

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Um mal exemplo


Festas de final de ano, tanta coisa a fazer, compromissos, comemorações, organização de eventos, visitas e aquelas pessoas especiais que queremos presentear. Se para você também está faltando tempo para as compras de natal, não se avexe, use e abuse do comércio eletrônico.
Não é para menos que essa fatia do comércio vem crescendo a uma taxa de 30% ao ano, neste ano deverão ser vendidos mais de R$ 10 bilhões somente na modalidade e-commerce. Além das grandes lojas do varejo que possuem também sua versão de lojas online, também temos as lojas especializadas, que não possuem lojas reais, apenas virtuais.
Utilizo esse sistema há tempos, tendo adquirido de tudo, de CDs e DVDs a refrigeradores e televisores, nunca tive problemas de entrega ou fraude, achando portando um sistema seguro, rápido e simples de aquisição de produtos no conforto de nossas casas, sem ter que enfrentar lojas e eventuais vendedores despreparados, que pouco agregam ao processo de venda. Os poucos problemas que tive com produtos adquiridos foram sanados rapidamente, através de substituições ou devolução do produto, com alguns requintes como marcação de horário para retirada do produto em minha residência.
Sempre que vou adquirir algo, faço uma pesquisa de valores através do Buscapé, e torço para encontrar entre os melhores preços a loja do Submarino, minha preferida, nem sempre isso é possível, e às vezes acabo me dirigindo a outras lojas, foi o que aconteceu na semana passada, depois de fazer a pesquisa de preços e escolher a loja em que compraria um Nintendo Wii de minha filha, descobri que a única loja razoavelmente conhecida e que tinha o produto disponível era a Saraiva.com, começaram ai meus problemas.
Depois de sobreviver a um site poluído de informações, lento no processamento e a um cadastramento que não terminava mais, consegui finalizar a compra, não sem um certo receio de ter sido clonado, tamanha foi a dificuldade em avançar no processo de compra, que me parecia impossível que fosse um site verdadeiro.
Pela primeira vez não tive a segurança de haver feito uma boa compra, com a sensação de ter colocado meus dados em um site fake. Três dias depois recebo um e-mail dizendo que meu pedido havia sido paralizado e que se eu não ligasse para determinado 0800 minha compra não seria processada. Pensei na minha filha e decidi ligar, depois de uma eternidade de espera e da confirmação de todas as informações que já havia colocado no meu cadastro, o atendente solicitou novamente o número de meu cartão e do código de segurança, essa foi a gota d’água que transbordou o copo, disse que não fornecia essas informações por telefone, pois não era seguro, não fornecerá a informação? Então a venda está cancelada. Simples assim foi a informação que recebi. Debutei, não posso mais falar que nunca tive uma experiência ruim comprando online...desliguei o telefone para não brigar com o atendente, que a única culpa que tinha era a pouca vontade em me atender, mas que não era responsável pelo processo incompleto e cheio de falhas a que tinham me submetido, peguei o carro e fui a uma loja real comprar o Wii, na volta tomei um suco de maracujá para me acalmar...

domingo, dezembro 06, 2009

Rádio Digital


Apesar do nosso Ministro das Comunicações Hélio Costa ter ressaltado, em setembro deste ano, o pioneirismo de nossa região em passar a oferecer o sinal de rádio digital Iboc (In Band On Channel - que significa vários canais na mesma banda), já temos esse sistema operando no Brasil desde 2006, tendo sido realizada a primeira transmissão experimental em março de 2003, com equipamentos Harris DX50 no Rio Grande do Sul.
O pioneirismo de fato é importante, e a nossa rádio Cultura FM de Uberlândia tem todos os méritos de investir nesse novo padrão de transmissão. Por enquanto não temos muitas alternativas de receptores que suportem essa tecnologia à disposição no mercado, mas podemos afirmar que é questão de tempo para que tenhamos uma maior diversidade de equipamentos a um custo compatível.
Na prática trata-se da capacidade de passarmos 4 sinais onde antes transmitíamos apenas um, e com maior qualidade, pois os sinais de FM passam a ter qualidade de CD e os sinais AM passam a ter qualidade semelhante a do FM, nada mal não é mesmo? Também não podemos esquecer da capacidade de transmissão de sinais de texto, que permite a interação com os ouvintes, permitindo informações sobre a música, compositor, ou mesmo notícias sobre o trânsito, finanças, clima ou qualquer outra de interesse do público, que são transmitidas pelo painel dos rádios de nossos carros.
Se pensarmos que, à semelhança do sistema de TV digital, estamos colocando mais conteúdo para um público do mesmo tamanho, a conta não fecha, pois significa mais investimento, mais complexidade para um público de mesmo tamanho!
A saída é a capacidade de transmitir conteúdo que permita segmentação (diferentes canais com conteúdos específicos para cada segmento), aliado a algum tipo de interação, no caso os textos que são transmitidos simultaneamente, que possibilitam maior precisão de dimensionamento de público e desenho de ofertas que possibilitem maior eficiência.
Isso tudo ainda é teoria, uma vez que a quantidade de usuários ainda é pequena, apenas o futuro dirá se foi uma aposta acertada ou não, mas uma coisa é certa, apenas as transmissoras que investiram nessa tecnologia e dispuseram-se a aprender poderão se beneficiar de um eventual novo modelo de negócio.