sexta-feira, dezembro 31, 2010

Pope2You


Escrevi um texto em junho deste ano, que denominei mudança de hábito, e em função do tema, que citava vários exemplos de hábitos que vem mudando em nossa vida cotidiana, utilizei uma foto de uma freirinha, muito simpática por sinal, utilizando um computador pessoal. A foto de uma freira utilizando recursos de informática foi escolhida em função da igreja representar, no meu entender, a instituição mais conservadora da história da humanidade, e portanto, não muito voltada a inovações tecnológicas. Ledo engano!
Neste Natal o Vaticano disponibilizou a transmissão da Missa do Galo em streaming de vídeo para visualização via internet e até com suporte específico para iPhone.
Também através do site pope2you, é possível acompanhar textos publicados por Bento XVI, enviar-lhe cartões de natal, ouvir suas missas, ver fotos e vídeos e até adicionar aplicativos específicos para facebook, sem falar das visualizações em tempo real da Praça de São Pedro, nada ultrapassado não é mesmo?
Falar que o atual Papa vem mudando e modernizando o conceito de tecnologia dentro do Vaticano seria no mínimo tendencioso, pois essa onda começou muito antes, ainda com o Papa João Paulo II, que em 2001 participou pela primeira vez da cyberhistory, quando publicou documento oficial na internet convidando a igreja de todo o mundo a se “lançarem ao mar” da internet, para acelerar a evangelização no mundo.
E pensar que até hoje ainda existem empresas que não estão na internet ou continuam analisando a conveniência de entrarem de vez no MundoConectado da Internet, utilizando-se dos mais diferentes recursos atualmente disponíveis para redes sociais.
E você? Onde você está? E se não está na internet, onde você está?

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Viabilizando a domótica


A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com Robótica (controle automatizado de algo).
Esta é a definição que encontrei para Domótica no Wikipedia. Não sei vocês, mas eu quando li, não pude deixar de pensar na casa dos Jetsons, onde tudo funcionava de forma automática, de acordo com nossas necessidades.
Essa imagem da casa dos Jetsons é antiga em minha memória, já tem quase quarenta anos, e de lá para cá, muita coisa tem evoluído, mas de forma isolada e não integrada.
Agora surge um projeto com esse objetivo, trata-se do projeto Hydra, desenvolvimento em Linux de um middleware que fará a integração de diversos eletrodomésticos e sistemas residenciais, visando a integração e automação residencial.

É importante entender que o fato de ser um middleware (programa de computador que faz a mediação entre os pragrama e os diversos aplicativos existentes) e estar sendo desenvolvido em Linux (software llivre) representam uma grande vantagem para o projeto Hydra, pois garantem que ele conseguirá interagir mesmo com elementos e sistemas mais antigos de nossos lares, e pelo fato de estar sendo desenvolvido em Software Livre possibilita uma distribuição mais democrática e com soluções de problemas de forma mais rápida e participativa.
Neste projeto estão previstos diversos sistemas de integração residenciais, dentre eles os de leitura de água e luz, permitindo que através de integração dos medidores com seus eletrodomésticos saiba-se exatamente a melhor forma de utilizá-los e consequentemente economizemos energia. Também estão previstas a interligação de diversos elementos como sistemas de alarme, telecomunicações, sistemas de som e entretenimento, games e até de dispositivos ligados ao nosso corpo, para permitir a telemedicina, onde determinados pacientes ou portadores de alguma doença que demande maior acompanhamento, pudessem ter vários de seus sinais (cardíacos, nível de glicose ou de gordura no sangue por exemplo) monitorados ininterruptamente por sistema inteligente ligado a alguma central de atendimento com médicos de plantão, para garantir toda a assistência necessário em caso de qualquer necessidade ou emergência.
Só não conseguiram resolver quem fará o papel da Rose, aquela simpática empregada doméstica robô da série Jetsons!

sábado, dezembro 11, 2010

"A verdade antes de tudo, senhores!"



A célebre frase de Rui Barbosa, consta de sua conferência: A imprensa e o dever da verdade, escrita em 1920, nada mais atual não é mesmo?
Conheci o Wikileaks em 2008 e apesar de por várias vezes pensar em escrever a respeito dele neste Blog, nunca o priorizei, e eis que agora ele invade os noticiários do mundo todo, em função das notícias ali publicadas e pelo fato de seu Editor e fundador, o australiano Julian Assange, ter sido declarado procurado no mundo todo pela Interpol e estar detido em cela isolada na Inglaterra. As acusações são de que teria supostamente molestado sexualmente duas mulheres na Suécia.
Em que pese a gravidade da acusação, gostaria de comentar neste espaço a respeito de outro tema: O incômodo da verdade - e de como as tecnologias atuais têm tornado a vida dos falaciosos e mentirosos mais difícil, na media em que alardeiam a verdade impiedosamente, doa a quem doer.
Graças ao Wikileaks soubemos que autoridades dos Estados Unidos chamam Putin e Medvedev de Batman e Robin, soubemos que o Governo Chinês solicitou o ataque ao site Google, após um alto político ter encontrado críticas a seu respeito no buscador e até crítica norte-americana ao “jeitinho brasileiro” foi divulgada, vejam só quanta ousadia!
Agora o que será mais grave, falar, ou pior, escrever o que não deve ser escrito ou divulgar o que foi escrito indevidamente?
Acabamos de passar por momento de decisão nacional sobre o futuro presidente do Brasil e pudemos verificar momentos conflitantes, onde depoimentos e entrevistas passadas divergiam frontalmente do que os candidatos diziam ser seus credos e valores atuais, isso está disponível fartamente na internet, Youtube, Blogs, redes sociais e sites de notícias.
Nosso ilustre brasileiro, Rui Barbosa, parecia antever a crise de cinismo em que o mundo se meteria. À tecnologia, somente coube o trabalho de facilitar a verdade, não lhe cabendo nenhuma outra culpa, mesmo que por vezes lhe vetemos o direito de existir, bloqueando seu site e impedindo doações que lhe sustentam, como é o caso do atual Wikileaks.