Os que, como eu, atuam na área de
tecnologia há mais de 25 anos, vivenciaram uma época em que, face à limitação
da tecnologia vigente, nem tudo que se queria implementar era possível de ser
feito ou mesmo viável.
Talvez derive daí um momento que
vivenciamos atualmente onde, à semelhança de um movimento pendular, passamos a
implementar tudo que queremos ou que se nos é solicitado.
Mas se no passado muito do que
queríamos fazer não era suportado pelas tecnologias existentes, será que o fato
de atualmente termos evoluído muito, e termos facilidades para fazermos praticamente
tudo o que queremos, implicaria diretamente em uma evolução ou melhora de
eficiência? Infelizmente a conclusão não é tão automática assim.
Imaginem um médico que, mesmo sendo um
especialista, fizesse sempre e tão somente a vontade de seus pacientes. Um
paciente poderia entrar em seu consultório e dizer: “Doutor estou com uma dor
aqui, próximo de minha barriga, portanto gostaria que o senhor me operasse do
apêndice...”, que tal? Dentro daquele conceito de que o cliente tem sempre
razão, não estaria errado.
Com TI acontece algo semelhante,
passamos de um período de grandes limitações, onde as expectativas eram
atingidas somente com grandes dificuldades, para uma era onde tudo é possível.
Podemos integrar tudo com qualquer coisa, e automatizar qualquer atividade, por
mais insignificante que seja. Talvez aí more o problema, pois podemos estar
automatizando processos desnecessários ou pouco importantes, pura e simplesmente “porque nos foi solicitado”.
Surge um novo conceito que muda um
pouco o paradigma de atendimento às demandas solicitadas à TI, chama-se Demand Shaping, onde ao invés de
analisar se o que nos pedem pode ou não ser feito, passa-se a analisar se é
realmente necessário passando inclusive a influenciar o que será demandado.
É uma interação muito forte e
produtiva, com as áreas atendidas e suportadas por TI, onde as demandas são
discutidas profundamente, permitindo-se que novas necessidades ou
possibilidades surjam não somente da área demandante, mas também apresentadas
pela área de TI, que por estar o tempo todo vivenciando novas facilidades e
recursos, pode despertar para uma nova possibilidade ainda não imaginada por
seus clientes internos.
Que lhe parece? Há a possibilidade de
você, como profissional, ainda estar operando os apêndices que lhe são
solicitados, ou já atingiu um patamar onde o diálogo, os questionamentos e a
opinião técnica são não somente permitidas, como esperadas?