sábado, janeiro 30, 2010

Celular faz mal a saúde II, o retorno


Esse tema é polêmico, e como envolve nossa saúde e o uso de tecnologia celular, que de tão popular já alcança a casa dos 4 bilhões de usuários no mundo todo, naturalmente sempre que comentada provoca comentários calientes e interesse geral. Já houve inclusive leitor que me mandasse meter-me com minha área de atuação, que obviamente não é a medicina. Mas serei imprudente o suficiente para abordar novamente este assunto, até porque temos novidades a esse respeito.
Cientistas da Flórida publicaram artigo neste mês, onde constatam que em uma população de cem ratos com predisposição para o mal de Alzheimer, após serem expostos por nove meses ao padrão de irradiação de ondas eletromagnéticas semelhantes ao do telefone móvel celular, todos os ratos continuavam sadios, nenhum desenvolveu sinais de demência e houve inclusive melhora na memória dos ratinhos.
Segundo o Dr. Gary Arendash, professor que dirigiu o estudo, alguns espécimes mais idosos tiveram inclusive sua condição de memória melhorada após o estudo.
É claro que o estudo ainda não é conclusivo para ter seus resultados aplicados também a seres humanos, por outro lado é importante ressaltar que estudos sérios vem sendo feitos neste sentido e que certamente muito em breve teremos dados concretos em que nos apoiar, para podermos usar mais tranquilamente nossos celulares. Até lá continuaremos ouvindo muita polêmica a esse respeito e se por acaso você receber uma ligação telefônica e do outro lado ninguém disser alô, não desligue, pode ser que você seja um dos felizardos a estar recebendo uma ligação telefônica de um dos cem ratinhos do Dr. Arendash, e provavelmente ele estará discando seu número de memória, não precisando olhar na agenda :-P

terça-feira, janeiro 26, 2010

Tecnologia no deserto?




Cheguei neste final de semana da viagem que fiz de moto para o deserto do Atacama. Tinha intenção de manter-me afastado dos temas do dia-a-dia, até porque tratava-se de uma viagem de férias, mas como fazer isso com relação à tecnologia? Atualmente o melhor termo para classificar a tecnologia é UBIQÜIDADE. Sim porque ela está em todo lugar o tempo todo.
Fizemos as reservas em todos os hotéis pela internet, com todo o conforto de poder visualizar os hotéis, bem como comparar preços.
Acessamos dezenas de Blogs para nos informar a respeito da viagem, colhendo dicas de viagem, tipo de roupa a utilizar durante a viagem, temperaturas que enfrentaríamos, lugares para comer e para visitar, imagine acessar a essa quantidade de informações há alguns anos atrás sem a internet!
Em todos os hotéis tive acesso livre ao Wi-Fi, que me permitiu utilizar minha conta de VoIP Azzu no meu N95, falando livremente com o Brasil e com meu filho nos EUA, pagando alguns poucos centavos por minuto.
Todas nossas rotas, destinos, postos de combustíveis e hotéis foram programados nos aparelhos de GPS que equipavam as motos, deixando a viagem mais segura e previsível.
As condições do tempo também foram todas acompanhadas através da internet, de forma que sabíamos em todos os trechos se pegaríamos chuva ou sol bem como que temperaturas enfrentaríamos.
Passamos pelo povoado de Machuca que fica situado em uma montanha no meio do deserto, onde seus 40 habitantes obtêm toda sua energia através de painéis solares.
O maior exemplo de tecnologia estava exatamente no lugar mais ermo, no deserto entre a cidade e o cume da subcordilheira Andina, vimos as instalações do projeto ALMA (Atacama Large Millimeter Array) gigantesco telescópio composto de mais de sessenta antenas parabólicas de doze metros, projeto que até sua plena operação em 2012 terá recebido investimentos superiores a 1 Bi US$, sendo classificado como o maior telescópio com essa característica no mundo.
Agora uma das maiores demonstrações do avanço tecnológico veio mesmo da Gendarmeria Argentina na cidade de Posadas, que utiliza radares tão avançados, que são impossíveis de serem vistos, assim fomos multados por excesso de velocidade por radares que de tão avançados pareciam inexistentes, ia me esquecendo, as multas podiam ser pagas na hora para os guardas e em reais, deve ser a globalização!

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Férias


Pessoal, semana que vem saio para minhas merecidas férias, onde a única tecnologia a que terei acesso será a de minha moto (ignição eletrônica, sondas lâmbda e injeção mapeada para fazer frente a diferentes tipos de gasolina e às altitudes com menos oxigênio que imporão misturas mais pobres para o motor), tecnologia celular (VoIP para falar com os familiares e amigos que não me acompanharem na viagem e câmera digital para tirar fotos que servirão de recordação da viagem) além da tecnologia do GPS que guiará a mim e a mais quatro amigos em uma viagem de moto até o deserto do Atacama no Chile.

Nos encontramos na volta, saludos a todos!

domingo, janeiro 03, 2010

Feliz Ano Novo!


Primeiro post do ano :-)
E finalmente iniciou o ano de 2010!
Apesar das expectativas nefastas da crise, até que nos saímos bem, o País cresceu, houve demissões, mas em menor número do que se supunha, e tivemos vários setores da economia que terminaram o ano em franca expansão, nada mal para esse aninho de 2009 não é mesmo?
E as promessas de ano novo? Novos e miraculosos regimes para se começar, programas de ginástica, academia ou caminhadas, parar de fumar (alguém ainda faz isso?), e também é momento de lembrarmos um pouco do passado. Pois foi fazendo uma pequena retrospectiva que me lembrei que, dez anos atrás, o mundo inteiro esperava, que o BUG do Milênio fizesse com que perdêssemos milhões de dólares por conta das incontáveis paralisações que provocaria em vários sistemas mundo afora: sistemas bancários, sistemas de telecomunicações, sistemas de segurança e etc, etc.
Que coisa! Cheguei a fazer parte do comitê que, por parte das Telecomunicações, discutiu em Brasília e elaborou minucioso plano, preparando-nos para o ecatombe. Passamos aquele réveillon em um QG, analisando todos os sistemas de telecomunicações da empresa em que trabalho, e nada aconteceu (ainda bem)! Em compensação, no resto do Brasil, também nada aconteceu, e no mundo todo...também nada aconteceu. Que competência em traçar planos de contingência hein?
Será que todos planos elaborados e postos em prática foram extremamente perfeitos, ou de fato nos assustamos mais do que devíamos, talvez por um alarme falso?
De onde será que vem esse prazer em divulgarmos as notícias ruins? Aquelas com potencial para causarem grande estrago na vida das pessoas? Lembro-me de alguns amigos (alguns até que freqüentam este Blog vez por outra) que diziam: “Bug do Milênio? Besteira, história para boi dormir...”.
Bem fizemos o que tínhamos que fazer, o que a sociedade que usufrui dos serviços que prestamos esperava que fizéssemos, e até o que vários bancos e investidores exigiram, para que não se perdesse o mínimo de governança corporativa, que poderia levar a uma quebradeira geral no mercado.
Qual será a próxima potencial catástrofe a que teremos que nos submeter no futuro? Será que virá ainda em 2010? Xô Satanás! Pé de pato mangaló três vezes...