segunda-feira, agosto 25, 2008

e-Gov


O conceito de e-Gov é muito amplo e diz respeito às facilidades que um Governo pode disponibilizar ao cidadão através de meios eletrônicos, promovendo a inclusão digital e atendendo de forma simples e barata aos anseios de boa parte da população. O mais difundido são as informações que podem ser obtidas sobre serviços prestados pelas diversas autarquias, horários de funcionamento, documentos exigidos para determinadas petições, declarações ou certidões e até a marcação de exames ou consultas a serem feitas na rede pública de saúde.
Existe também uma série de interações possíveis, que se bem exploradas, têm potencial de melhorar a representatividade de determinados projetos de lei. Através de um simples Blog, pode-se colocar temas em discussão, colhendo-se críticas e percepções reais de cidadãos e eleitores, que através desse meio podem se fazer ouvir de forma mais democrática e flexível, pois independe de horário ou da presença em plenária para opinar. É claro que para termos a representatividade almejada nesses meios, temos também que possuir um maior acesso aos meios de comunicação como Internet pública, ou acessível de forma comunitária ou mesmo com maior penetração em todas as camadas de nossa sociedade. A penetração da Internet nos lares brasileiros tem crescido muito, e caminha para a marca de 50 milhões de internautas, mas mesmo assim vemos que temos mais de dois terços da população ainda alijada dessa importante ferramenta de comunicação e inclusão social.
Imagine um site na Internet, onde o cidadão comum pudesse avisar às autoridades competentes sobre qualquer suspeita de ilegalidade. Caso presenciasse alguma tentativa de assalto, roubo ou qualquer violência, bastasse apenas enviar uma mensagem de celular ou mesmo uma foto do ocorrido para um endereço de Internet, que imediatamente a informação seria analisada e o que é melhor, essa informação ficaria disponível a todos que visitassem a página. Pois é o que foi feito na cidade de Nova Iorque, e o melhor de tudo na minha opinião é que como a informação é pública e todos podem conferir, obrigatoriamente devem ser checadas uma a uma, pois todos notariam caso uma denúncia deixasse de ser atendida, o que acaba obrigando a polícia a ser mais atuante, impactando diretamente na segurança local. Bem que a moda poderia pegar por essas bandas, não é mesmo?

Nenhum comentário: