quarta-feira, dezembro 03, 2008

Power of the Click


A primeira vez em que ouvi o termo Power of the Click, foi em 2004 através de uma palestra do senhor John Patrick , ex-Vice Presidente de Tecnologias Internet da IBM, a idéia era demonstrar o imenso poder que reside na ponta dos dedos dos usuários de internet do mundo inteiro, pois com um simples click do mouse podem excluir sua empresa de suas vidas, ou passar a se relacionar com a mesma de forma fidelizada e ainda propagar suas boas experiências para todos aqueles com quem tiver contato.
Pois de lá para cá só tenho visto essa relação se fortificar, tendo a internet assumido um papel tão importante para algumas empresas e entidades, que passam a planejar estrategicamente o seu uso antes mesmo de canais ditos tradicionais. Dessa forma é cada vez mais comum vermos empresas apresentarem em sua estrutura pessoas responsáveis pelo relacionamento eletrônico, ou seja, profissionais que vasculham o dia todo Blogs, páginas de Orkut e de outros softwares sociais a procura de informações (elogios ou críticas) à suas empresas e tendo uma ação tática de anular eventuais efeitos negativos bem como amplificar as qualidades encontradas. Trata-se de um rico material oferecido de graça para as empresas que encontram-se atentas às oportunidades atuais.
Nem é necessário citar aqui os programas de fidelidade e relacionamento dos canais online de vendas, pois esses já são nossos velhos conhecidos, basta clicar em “minha página” no Submarino para ter uma idéia do que estou falando, lá eu encontro tudo o que pesquisei ultimamente, bem como sugestões e ofertas baseadas no meu perfil de compras.
No passado pensávamos que mais da metade da batalha estava vencida quando o cliente entrava em sua loja, pois agora somente podemos considerar a venda concluída quando decorrerem sete dias da mercadoria entregue sem que tenha havido nenhuma reclamação, caso contrário há que se efetuar a devolução do dinheiro e receber a mercadoria de volta, sem o menor questionamento ou constrangimento do cliente, já fiz várias trocas e devoluções e realmente funciona. Estamos vivendo a entrada na fase do Power of the Click.

2 comentários:

@JoseAdolfo disse...

O Procon de Uberaba não é tão amigo do consumidor assim. Comprei uma coleira para meu cão que estourou a presilha na mesma semana. A atendente do Procon ligou na loja e deram a opção para o lojista de ser facultativo a troca. Resultado: ele me deu uma que tinha a metade do valor...

Edu@rdo Rabboni disse...

Na realidade Adolfo, o exemplo que citei me ocorreu sem a intervenção do Procon, o que foi ótimo, pois entendo que quando temos que recorrer à arbitragem é porque os canais oficiais falharam...concorda? O ideal é que quando o canal de vendas ou loja que comercializa determinado item percebe que não houve uma percepção real de valor na aquisição de algum item, posiciona-se favorável a troca por iniciativa própria. É disso que falava...mas celebremos pelo menos o progresso que temos assistido, pois é inegável o aumento do poder do consumidor atualmente. Bem Vindo ao MundoConectado.