Walk the talk, expressão norte americana utilizada quando queremos sugerir que se pratique o que se diz, em outras palavras, fazer o que você diz que faz!
O Google neste sentido é um dos expoentes entre o discurso e a prática, pelo menos no que tange às práticas de inovação. Todos conhecem as políticas adotadas pela empresa Google para estimular seus funcionários a serem mais inovadores e criativos, neste texto gostaria de mencionar alguns exemplos de frutos colhidos dessa prática de gestão voltada a inovação.
-O3B, (Other 3 Billion), investimento em parceria com bancos de investimento e operadoras de redes de cabo e satélite, que visa oferecer acesso a internet à metade do mundo atualmente excluída digitalmente, esta é uma iniciativa em que o Google está envolvido desde 2008, e que já possui investimentos superiores a 500 milhões de dólares e operação em vários países do terceiro mundo.
-Energia eólica, trata-se de um investimento em parceira, que pretende investir até 5 billhões de dólares e que prevê a geração e transporte subaquático de energia eólica nos Estados Unidos. Um terço dos investimentos foi feito pelo Google, enquanto a empresa americana de energia, Good Energies, detém participação igual. A parte restante foi dividida entre outras companhias.
-Carro elétrico, doação da fundação Google.org de 200 mil dólares para a fundação Calcars.org que desenvolve veículo elétrico híbrido, e já possui modelos experimentais rodando nas ruas de Palo Alto, Califórnia.
Esses exemplos mostram o resultado de uma política orientada para a inovação, que não só direciona os investimentos do próprio Google, como também influencia o investimento dos Googlers (funcionários), que muitas vezes assumem o papel de “Anjos” como são chamados os investidores em negócios de risco, que já investiram em negócios tão distintos e inovadores como o Twitter, a Tesla Motors e mais recentemente a Tapulous aplicativos de redes sociais para o Iphone.
O Google neste sentido é um dos expoentes entre o discurso e a prática, pelo menos no que tange às práticas de inovação. Todos conhecem as políticas adotadas pela empresa Google para estimular seus funcionários a serem mais inovadores e criativos, neste texto gostaria de mencionar alguns exemplos de frutos colhidos dessa prática de gestão voltada a inovação.
-O3B, (Other 3 Billion), investimento em parceria com bancos de investimento e operadoras de redes de cabo e satélite, que visa oferecer acesso a internet à metade do mundo atualmente excluída digitalmente, esta é uma iniciativa em que o Google está envolvido desde 2008, e que já possui investimentos superiores a 500 milhões de dólares e operação em vários países do terceiro mundo.
-Energia eólica, trata-se de um investimento em parceira, que pretende investir até 5 billhões de dólares e que prevê a geração e transporte subaquático de energia eólica nos Estados Unidos. Um terço dos investimentos foi feito pelo Google, enquanto a empresa americana de energia, Good Energies, detém participação igual. A parte restante foi dividida entre outras companhias.
-Carro elétrico, doação da fundação Google.org de 200 mil dólares para a fundação Calcars.org que desenvolve veículo elétrico híbrido, e já possui modelos experimentais rodando nas ruas de Palo Alto, Califórnia.
Esses exemplos mostram o resultado de uma política orientada para a inovação, que não só direciona os investimentos do próprio Google, como também influencia o investimento dos Googlers (funcionários), que muitas vezes assumem o papel de “Anjos” como são chamados os investidores em negócios de risco, que já investiram em negócios tão distintos e inovadores como o Twitter, a Tesla Motors e mais recentemente a Tapulous aplicativos de redes sociais para o Iphone.
Temos aqui um bom exemplo de empresa que acredita e investe em inovação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário