domingo, março 06, 2011

Promoção troca com troco


À primeira vista parece anúncio de concessionária vendendo carros e aceitando seu usado como parte de pagamento não é mesmo?
Acontece que na última quarta-feira (02/03) Steve Jobs (mesmo afastado) apresentou ao público o novo iPad, denominado iPad 2. O lançamento de novos produtos em uma área de intensa inovação já é esperado, mas sempre há os que acabaram de adquirir os produtos e imediatamente depois há o lançamento de um novo modelo, normalmente mais leve, mas moderno e com maior capacidade, geralmente pelo mesmo preço da versão anterior, isso pode não agradar os clientes. A Apple resolveu isso da seguinte forma, pura e simplesmente fará a devolução de US$ 100 para os compradores que adquiriram a versão anterior do tablet há menos de seis meses (no Brasil, caso os equipamentos tenham sido adquiridos através do site da Apple o comprador pode ligar para o 0800-761-0867 em horário comercial, informando o número de pedido. Dependendo do modelo que você comprou, o reembolso pode chegar a até R$250).
Uma forma simples de resolver conflitos com clientes certo? Bem que a moda poderia pegar em outros segmentos também aqui no Brasil :-P

2 comentários:

Unknown disse...

Não é a primeira vez que a Apple faz isso, ela já fez isso antes com uma das edições do iPhone. Mas isso mostra mais uma das muitas diferenças entre a Apple e seus concorrentes. Não que ela seja perfeita nisso, há casos famosos em que ela se recusa a ouvir o mercado (ex: os jogos continuam proibidos na AppStore brasileira, em parte graças à teimosia da Apple em recusar qualquer sistema de classificação que não seja o americano.). Mas ela sabe jogar com o mercado e evitar ser percebida como "gananciosa" (afinal está dando desconto!).

Compare isso com um mercado diferente mas relacionado, que são as edições especiais de DVDs e BluRays. A indústria lança diversas versões diferentes, forçando as pessoas (especialmente os colecionadores) a comprarem todas, porque cada uma vem com um detalhe. É uma prática irritante e que não passa de atitude "caça níqueis", que aliena os consumidores. Não é à toa que ninguém gosta das distribuidoras!

Edu@rdo Rabboni disse...

Tem razão Carlitos, em uma entrevista ouvi João Marcello Bôscoli falar algo parecido, que as distribuidoras conseguiram algo inédito na história, conseguiram ser odiados por todos, pelos autores, cantores e principalmente pelos clientes, fato inédito...
A Apple também tem uma política protecionista forte, veja a dificuldade de receber e enviar arquivos em qualquer dispositivo (iPhone, iPad, iX,...) a vida fora do iTunes é iComplicada :-(, abraços, e bom carnaval!