Recentemente conversava com um uma pessoa culta, inteligente, atualizada, devidamente informatizada e que posso tranquilamente considerar como tendo uma cabeça avançada para a sua idade. No entanto ele me dizia que não confiava na internet, e que nunca havia feito nenhuma transação bancária por este meio. Argumentei que era plenamente seguro, que eu fazia todas minhas transações bancárias pela internet há mais de quinze anos, e que nunca havia tido o menor problema, e que dos problemas que tive conhecimento através de amigos, todos foram resolvidos razoavelmente, sem perdas para os usuários. Meu amigo agradeceu a informação, mas não deu o menor sinal de que mudaria de atitude para com a rede mundial e seus riscos para os incautos usuários :-(
Contando o caso para meu filho, como se fosse a coisa mais estranha do mundo, ele me disse que também alguns de seus amigos tinham receio de comprar pela internet, e caírem no golpe do “Pedra Station” pagando por um Play Station e recebendo posteriormente um tijolo ou uma pedra dentro de uma caixa. Rimos um bocado deste receio, e chegamos mesmo a falar que isto mais parecia lenda urbana, e que desde os idos tempos do lançamento do Vídeo Cassete comprado no Paraguai por US$ 500 que não via mais ninguém cair no velho golpe do “tijolo na caixa”.
Pois não é que nesta semana a Globo mostrou uma reportagem de um infeliz comprador que tendo pago por um LapTop em uma reconhecida loja virtual, recebeu em sua casa um TIJOLO, vejam só! Obviamente a loja já havia se comprometido a reparar o mal entendido, e alegava que provavelmente se tratava de um problema na entrega ou na logística, mas que assumia todo a responsabilidade e entregaria o LapTop pretendido.
Bem já tive mais problemas comprando em lojas reais do que em lojas virtuais, e mesmo nas transações C2C, via Mercado Livre, eBay ou portais específcos de compra, nunca tive nenhum problema nem no recebimento nem na negociação, e não pretendo deixar de utilizar este meio de compra, pela facilidade que representa, mas é sempre bom lembrarmos que até os dias de hoje, ainda existem aqueles que se dispõem a embrulhar cuidadosamente um tijolo ou uma lajota, para enviar no lugar do precioso bem adquirido e tão ansiosamente esperado.
E vocês, já tiveram algum problema pessoal ou de algum conhecido que tenha caído no golpe do “Pedra Station”?
Contando o caso para meu filho, como se fosse a coisa mais estranha do mundo, ele me disse que também alguns de seus amigos tinham receio de comprar pela internet, e caírem no golpe do “Pedra Station” pagando por um Play Station e recebendo posteriormente um tijolo ou uma pedra dentro de uma caixa. Rimos um bocado deste receio, e chegamos mesmo a falar que isto mais parecia lenda urbana, e que desde os idos tempos do lançamento do Vídeo Cassete comprado no Paraguai por US$ 500 que não via mais ninguém cair no velho golpe do “tijolo na caixa”.
Pois não é que nesta semana a Globo mostrou uma reportagem de um infeliz comprador que tendo pago por um LapTop em uma reconhecida loja virtual, recebeu em sua casa um TIJOLO, vejam só! Obviamente a loja já havia se comprometido a reparar o mal entendido, e alegava que provavelmente se tratava de um problema na entrega ou na logística, mas que assumia todo a responsabilidade e entregaria o LapTop pretendido.
Bem já tive mais problemas comprando em lojas reais do que em lojas virtuais, e mesmo nas transações C2C, via Mercado Livre, eBay ou portais específcos de compra, nunca tive nenhum problema nem no recebimento nem na negociação, e não pretendo deixar de utilizar este meio de compra, pela facilidade que representa, mas é sempre bom lembrarmos que até os dias de hoje, ainda existem aqueles que se dispõem a embrulhar cuidadosamente um tijolo ou uma lajota, para enviar no lugar do precioso bem adquirido e tão ansiosamente esperado.
E vocês, já tiveram algum problema pessoal ou de algum conhecido que tenha caído no golpe do “Pedra Station”?
2 comentários:
Olá Edu,
Está lembrado de nosso amigo ", Pedrão" at;é hoje não confia na internetbanking. Outro dia encontrei por acaso e estava com a mão cheia de boletos para levar ao banco. tenho também um cunhado que não confia nas contas em debito automatico. Eu já me torenei um internetbanking nato. abç Valtão
Olá Valtão, obrigado pelo comentário. Já acredito que os riscos que corremos nos meios físicos e/ou presenciais já sejam maiores que os riscos dos meios virtuais ou eletrônicos. O que nos garante que não seremos fraudados quando entregamos nosso cartão de crédito nas lojas e restaurantes? Sem falar que ninguém merece ficar em pé horas a fio nas intermináveis filas de banco! Abraços
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