quarta-feira, junho 18, 2008

Fim do namoro Yahoo e Microsoft



Terminou semana passada o namoro entre o Yahoo e a Microsoft, e como quase todo namoro que termina, teve direito a muita fofoca e discussão. Apesar da aquisição do Yahoo ser a melhor chance da empresa de Bill Gates aumentar a audiência da sua página de busca (que passaria de 10% de participação para algo em torno de 30%), ela não se dispôs a pagar nada além dos 50 US$ Bilhões oferecidos pela transação. Eu disse 50 bilhões? Nada mal para uma empresa nova, que não possui grandes ativos patrimoniais, e que sequer é líder do mercado em que atua, pois sua participação nas buscas é um terço do líder nesse mercado, o Google, que possui mais de 60% de todas as buscas feitas na internet.
Pois bem, caso a aquisição fosse bem sucedida, ela permitiria que o site MSN tivesse a metade dos interesses de busca do Google, e nesse mercado, audiência está diretamente ligada à monetização, que é a alavanca de fazer dinheiro de um negócio de venda de espaços publicitários online.
Entrevistado, o senhor Steve Ballmer, principal executivo da Microsoft, disse não estar preocupado com o fracasso da negociação. Pois na minha opinião deveria estar preocupado sim, e muito preocupado por sinal!
O Yahoo, depois do término das negociações, já admite ter fechado uma parceria com o Google, o que os deixa com mais de 80% de participação - oito vezes maior do que a segunda colocada na audiência de buscadores.
Se por um lado o MSN corre o risco de ficar na lanterninha dos buscadores, por outro o produto que é o carro chefe da mesma empresa, o pacote Windows, tem como concorrente um pacote similar do Google, oferecido gratuitamente na internet. Sem falar nos problemas enfrentados pelos embates anti-trust da Europa.
De uma certa maneira, existem vários segmentos que temem essa expansão desmedida que o Google vem obtendo, mas certamente o mais preocupado no momento é o segmento de propaganda online. Imagine o que será negociar o custo de divulgação com uma empresa que detêm tamanha concentração de audiência. Michael Mothner, da empresa de pesquisa de mercado Wpromote classifica o negócio como “verdadeiramente assustador”.

6 comentários:

Xpto disse...

Meu grande amigo Edu, como sempre mandando muito bem em seus posts

Bem vamos la, acredito que essa "novela mexicana" ainda nao tenha terminado acho que tem muita agua para correr debaixo dessa ponte ainda, porque o Y! concorrente direto do Google iria se "unir" iria firmar qq tipo de parceria? Para que? Receita? Dessa maneira a receita iria muito mais para o bolso do concorrente GG do que para o proprio Y!, nao? Outra coisa o Tio Gates esta com bala na agulha para comprar o Y! e "TENTAR" de alguma maneira impedir o crescimento assombroso do Google, e mais que isso, se unirem Y! + Microsoft ai tem tudo para o mercado dar mais uma super aquecida em tudo e hoje quem perguntar se a bolha esta de volta ou voltara a bolha ja esta ai com um diferencial antigamente nao precisava de ter volume para ser valorizado so precisava de ter uma ideia "INOVADORA" e hoje precisa-se de MUITTTOOO volume, mas a bolha sempre esteve ai presente, enfim vamos aguardar os proximos capitulos da novela.

Abracao...Leo

Edu@rdo Rabboni disse...

Léo obrigado pela presença, ela deixa o humilde escriba desse Blog muito honrado! Acima de tudo a sua opinião como alguém que vive da internet, e é especializado no mercado de buscas, já tendo implantado várias empresas e negócios sobre esse modelo de negócio, vale muito mais que a minha. Mas o que gosto de chamar a atenção é para o paralelo, para a analogia: Estamos acostumados a valorizar empresas de tijolo e concreto, que fabricam coisas, que manipulam, embalam e entregam mercadorias, e de repente começamos a ver o valor de empresas que trabalham com outros valores, idéias e conceitos, que valem tanto ou mais que materiais propriamente ditos. Cara, nem bem nos recompusemos da explosiva comparação do mês passado, quando soubemos que a Petrobrás (orgulho nacional, expoente do nosso mercado) ultrapassara o valor acionário da Microsoft (compare os ativos dessas empresas...)e recebemos essa outra bomba, primeiro que a empresa do tio Gates aceitaria pagar quase 50 Bilhões pela Y! e depois que essa última rejeitara a proposta, porque acredita que sua empresa valha mais...! Você está no ramo certo. Sei que você já se sente em casa no MundoConectado.

Sarah disse...

Olá Eduardo, gostei muito dos assuntos tratado aqui no seu blog. Eu sou a Sarah, e trabalho na Bnary, em Uberaba, e a empresa acaba de lançar um inovador sistema de busca. Gostaria de saber um e-mail onde eu possa conversar com você e lhe mostrar um release sobre nosso produto, para possível publicação em seu blog.
Aguardo sua resposta, meu e-mail é sarah@bnary.net.
E o tel é (34) 3314 6669
Agradeço a atenção.
Abs

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá Sarah, que bom saber que gostou do que leu aqui. Meu e-mail está no meu perfil, eduardor@netsite.com.br, mande seu material para que eu veja, abraços e sinta-se sempre em casa no MundoConectado.

Xpto disse...

Edu, por isso e outros motivos estou no ramo do "intangivel" no ramo aonde nada se embala, nada de concretos, a ideia e usar o que o mundo tem de melhor hoje "FACILIDADE" "MOBILIDADE" , ou seja, WEB com isso estamos fazendo negocios em qq lugar desse mundo em qq hora e de qq forma, sim criei 3 empresas todas elas no ramo de search todas elas de sucesso, mas ainda existe muito mas muito o que explorar e ganhar dinehiro nesse ramo, vejo isso com um mercado ainda pouco explorado e com um potencial financeiro enorme, por isso vamos em frente SEMPRE!!!

abracao....Leo

@JoseAdolfo disse...

Acho que seu blog está bem ranqueado no google, Y! ou mesmo no MSN. A qualidade dos comentários e dos profissionais de Search mostram isso.

Parabens pelo sucesso!