Discutíamos em um Workshop de liderança, com o mestre Reinaldo Lucas, o conceito de consciência e inconsciência e de como isso impactava na forma como agíamos. Quando estamos nos iniciando no estudo de algum tema ou arte, temos a fase da inconsciência e incompetência, pois não sabemos nada a respeito do que temos que estudar e também somos incompetentes a respeito da matéria, por não tê-la estudado. Ao longo do estudo ou treinamento, vamos adquirindo consciência, mas ainda não somos competentes, pois não treinamos e nem acumulamos experiência e prática no tema. Depois de muito esforço e treino, podemos chegar a fase da consciência competente, pois temos plena ciência do conhecimento que adquirimos e também acumulamos experiência através do treino e prática. Mas o conceito da maestria somente vem com muito treino e perícia, e quando passamos para a fase mais profunda que é a da inconsciência e competência, momento no qual somos extremamente competentes, porém não temos a necessidade de tomarmos consciência para decidirmos, passa a ser algo natural da ação e reação, reagimos sempre rapidamente, quase sem pensar e da forma mais competente e efetiva possível. Em uma analogia estudada na Amana Key, é como age um mestre de Kung-Fu. E você, em que fase está?
4 comentários:
Corrigi ai antepenultima linha : "comeptente..."
Acho q devo estar nas primeiras fases tenho muito q aprender com meus 20 aninhos e oq já já aprendi nesse tempo ainda não deu tempo realmente de praticar.
Olá Adolfo, o importante não é o quanto já somos bons e sim o tanto que nos divertimos no caminho para chegar lá. Depois, se por algum motivo não chegarmos lá, terá valido a pena mesmo assim! Abraços e obrigado pela visita e pela dica, já corrigi o texto.
Postar um comentário