quarta-feira, dezembro 10, 2008

Todos estão na Web


É indiscutível a penetração da internet no mundo dos negócios, bem como a sua utilização como canal de relacionamento, de vendas, de pesquisa, de prova de conceito, enfim trata-se de um meio totalmente transparente, que mostra sua empresa como ela é, ou seja, se não existe uma estratégia de utilização da internet, é assim que aparecerá, e sua empresa será mais uma que coloca homepages no ar, onde se navega pouco tempo, seja pela absoluta falta de conteúdo e interatividade, ou mesmo pela confusão de se ver muito conteúdo de maneira não organizada.
Outra fatalidade são os pseudoBlogs “fale com o presidente” onde há pouca ou nenhuma interação com os presidentes das empresas, até porque normalmente não são eles que escrevem e respondem os posts, ou mesmo porque tratam-se de artigos similares a estação do ano, duram três meses sem nenhuma atualização. Esse tipo de ferramenta é muito efetiva, mas exige tempo e dedicação do executivo da empresa, e acredito que não deva ser utilizada caso não exista a pré-disposição de dedicação à mesma, motivo pelo qual poucas empresas o utilizam.
Existem as campanhas promocionais que tentam sem sucesso utilizar do canal internet de maneira insensata, normalmente são campanhas que são boladas pensando-se em criar o tão esperado efeito viral. Mais um erro estratégico: não se cria conteúdo para que vire efeito viral e sim se cria bons conteúdos que, dependendo da interpretação do público, pode ou não ser disseminado pela internet.
A interação com o público em geral deve obrigatoriamente ocorrer de forma bidirecional, e de preferência imediata, ninguém gosta de enviar opiniões ou sugestões e receber depois de semanas uma resposta lacônica, que tem gosto de padrão e cheira a resposta que é enviada a todos que se atrevem a emitir suas opiniões.
Também não é permitido nesse meio, cadastros eternos e infinitos, que pedem até o número de vezes que você espirrou ontem, isso ninguém perdoa.
Outra coisa que costuma afugentar os visitadores desses sites são os links mal feitos, onde se clicka e não se chega a lugar algum, o mínimo que se espera nesses casos é que a empresa teste o que está publicando para ver se está tudo funcionando.
Existe também o conteúdo "verdade eterna", trata-se daquele conteúdo que nunca muda, visite o site hoje, leia o conteúdo e nunca mais volte, pois depois de meses ele será o mesmo, nada muda.
Outra gafe constante são as opiniões dos visitantes, se não encontrar nenhuma crítica entre elas é fake! É impossível que não exista uma único leitor com alguma opinião de algo a ser melhorado, quando todos somente elogiam, pode desconfiar que as opiniões são editadas e isso ninguém merece!

9 comentários:

Unknown disse...

Pois é Edu... recentemente trabalhei em um projeto de site. O site antigo já tinha caído nessa cilada, tinha uma área para a "palavra do presidente" que havia sido atualizada uma vez. A primeira pergunta que eu fiz foi se queríamos um "site de verdade" ou um "outdoor eletrônico". No fim das contas, ficou um meio termo, mais para "outdoor eletrônico", com uma aparência mais moderna, mas com pouca interação.

Conheço poucos sites no Brasil que sigam corretamente os princípios da Web moderna. Um raríssimo exemplo, que eu acho que já citei para você, é o blog do presidente da Ale Combustíveis, Jucelino Souza. É um blog de verdade - ele fala da empresa, da família, carreira, mercado, estratégia, e até futebol (nem tudo é perfeito, ele é vascaíno). É um exemplo raríssimo, é uma pena que poucas empresas no Brasil (e particularmente em MG) façam o mesmo.

Pai da Princesa disse...

Grande Rabboni...

Realmente a internet é uma ferramenta poderosa e valiosa.

Assim quando uma empresa lança um produto ela tem de ter um público alvo, com a internet é a mesma coisa. Têm-se de saber para "quem" será montada a estrutura do site, prestando muita atenção no conteúdo.

Criei um blog a princípio apenas para ver como funcionava, fazendo piadas sobre futebol, polemizando em alguns instantes e comentando notícias sobre meu time: Palmeiras.

Fiquei impressionado com a quantidade de acessos diário que o blog consegue. Tendo acesso em outros países inclusive. O único foco do blog é a paixão pelo Palmeiras.

Saber para que finalidade a empresa criará um site e ter a noção do público alvo, são primordiais para se ter sucesso no mundo virtual.

Abraços;

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Carlos, de fato o conceito do Blog é mesmo amplo e é de fato desejável que o bloggueiro fale de tudo, mas se começassem a falar pelo menos do tema sobre o qual a emprsa atua já seria um diferencial certo? A GM também é um exemplo nesse sentido. Sem falar que para se ter clareza se propósito nem precisa ser na internet, minha primeira experiência com um programa do tipo "fale com o presidente" foi na Tam, e cansei de ver o saudoso comandante Rolim em pé no aeroporto de Congonhas, fazendo a conferência dos bilhetes nas mãos dos passageiros e desejando "boa viagem", o ponto mágico é que se alguém escreve para o "fale com o presidente" é porque está querendo que aquilo seja lido e respondido pelo presidente, senão escreveria para o "fale com a secretária", "fale com a equipe de estagiários" etc, etc. Abraços e seja sempre bem vido no MundoConectado.

Edu@rdo Rabboni disse...

É isso mesmo Marcelo, foco e estratégia aliás são necessários em qualquer empreendimento, e a internet não é excessão, muito pelo contrário, como através dela não existem limites de visitação ou barreiras geográficas, mais ainda se deve preocupar com o propósito da mensagem que se vai passar. Continue sentindo-se em casa no MundoConectado.

Anônimo disse...

"se não encontrar nenhuma crítica entre elas é fake!" só não assino embaixo pq ainda não confio na criptografia...

( )s

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo post Newton, de fato é de se estranhar um Blog ou lista de feedbacks que não tenha nenhuma crítica. Por outro lado, quem perde com isso é a própria empresa, pois ao limitar as críticas acaba por se privar das visões de seus clientes sobre o que pode ser melhorado, e daí acabam não melhorando, cria-se um ciclo vicioso. Continue Conectado no Mundo!

@JoseAdolfo disse...

Adorei a metáfora sobre posts de presidentes: similares a estação do ano. Vejo isso na prática!

Edu@rdo Rabboni disse...

Adolfo acho que ter um Blog e não atualizá-lo não faz sentido, em tempos de transparência total, as empresas precisam preocupar-se com uma série de coisas que antes não existiam, uma delas é se mostrarem para o mercado com uma modernidade excessiva que não seja exatamente a imagem real, todos notam e creia, a reação é muito desfavorável, pois podemos enganar muitas pessoas por algum tempo, ou poucas pessoas por muito tempo, mas não pode-se enganar todos o tempo todo...abraços

@JoseAdolfo disse...

Concordo contigo. Visite o blog do presidente da Ale Combustíveis, Jucelino Souza, indica pelo Carlos e realmente é muito bom e parece escrito por ele.