domingo, abril 11, 2010

Novo sucesso da empresa da maçã



Quando o iPad foi anunciado por Jobs no ano passado, houve críticas de todos os lados, mas a principal era de que o produto não seria nem um iMac e nem um iPhone, e que portanto desagradaria a gregos e troianos, pois não seria compacto o suficiente para permitir ser carregado para todo o lado e não permitiria também o conforto de utilização que um iMac possibilita. Pois bem, a prática correspondeu à teoria, criticar ao Mago da Apple pode não ser um bom negócio, o lançamento do iMac foi um sucesso, vendeu 300 mil unidades no primeiro dia, e já existem comprometimentos de fábricas até o natal e uma estratégia de distribuição Global traçada e em contínuo processo de revisão, haja vista a dificuldade de atender ao desejo do consumidor em possuir o tablet em questão.
Mas o que saiu diferente da previsão dos críticos? Em minha opinião, sempre se pensa nos aspectos racionais e técnicos de determinados produtos, e suas escolhas pelo público não se dão somente baseados nesses quesitos, ousaria dizer inclusive que essa nem é a maior parte da preocupação dos usuários. O aspecto inovação, design, desejo, atualidade pesam imensamente, e nesse campo não tem para ninguém, Jobs nada de braçada.
A emoção envolvida na decisão de adquirir um tablet certamente não encontra amparo nas decisões racionais de utilização, preço, tecnologia, rede de assistência técnica e mais uma imensidão de pontos que, apesar de importantes, apenas serão utilizados para respaldar a decisão tomada, que é a de adquirir uma maquininha dessas.
É claro que nós, profissionais de tecnologia, temos que levar em consideração todos os pontos técnicos e racionais, enquanto planejamos o lançamento de determinados produtos, mas é imprescindível uma visão compartilhada e de conjunto com as áreas mais ligadas aos aspectos emocionais, como marketing e comunicação, pois só assim conseguiremos nos aproximar um pouco mais do que de fato passa pela cabeça do público que se relaciona com os produtos que desenvolvemos.
Ainda bem que a vida é dessa maneira, senão seria no mínimo previsível, e por conseguinte, muito chata de ser vivida.

2 comentários:

Wendel disse...

Olá Rabboni!! Parabens pelo blog, já algum tempo O Mundo Conectado passou a ser uma de minhas fontes de informação;

Sobre o iPad, quando vc comenta "A emoção envolvida na decisão de adquirir..", entendo que este seja o principal desafio das empresas atualmente, encontrar as respostas, entender, conhecer as emoções do cliente, como determinadas caracteristicas de um produto podem impactar na decisao do cliente em adquiri-lo.. As organizações com essa "sensibilidade" saem na frente!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pela visita e comentário Wendel. Seu ponto de vista está muito alinhado com o meu, e se o que mais importa é essa "sacada" da emoção da hora da decisão sobre o que comprar, me parece que cada vez teremos mais espaço nas organizações para pessoas que entendam de gente, pois é "gente" que decide, e quando gente decide, não decide apenas com quesitos racionais, deixando o emocional de lado, aliás está para nascer quem consiga tão facilmente abrir mão da emoção em prol da razão...abraços e permaneça próximo ao MundoConectado.