terça-feira, junho 15, 2010

Mudança de Hábito


No meu tempo de colégio, uma das coisas que mais tirava meninas do sério era a ameaça de divulgação do que estava escrito em seus diários, alguns eram inclusive vendidos com um cadeado na capa, de forma que somente pessoas autorizadas poderiam ter acesso a seu conteúdo. Se naquela época alguém propagasse que diários online virariam febre, e que quanto mais pessoas os lessem, melhor, certamente recomendaríamos uma consulta médica ao pobre coitado. Pois não só os Blogs se tornaram muito populares, como os microblogs, que foram criados sem nem mesmo sabermos para quê, seguiram o mesmo caminho.
E o uso dos Blogs e microblogs não se restringiu obviamente aos adolescentes, sendo no momento uma importante ferramenta de comunicação de empresas com o público em geral, de artistas com seus fãs, de ONGs com seus simpatizantes (apesar que usos estranhos continuem sendo populares: ouvi numa entrevista com o Paulo Lima que o William Bonner escolhia a cor de suas gravatas através de enquetes do Twitter :-P ).
Lembram-se do famoso “Fale com o Presidente”, do mais famoso ainda, Comandante Rolim? Lembro-me que eram distribuídos formulários para que escrevêssemos e que seriam então remetidos para o presidente. Dá para acreditar que seriam de fato respondidos pelo presidente? E quanto tempo isso demoraria? Imaginem a mesma iniciativa e mente criativa de nosso comandante, em época de Twitters e Blogs como agora, seria um show! Hoje provavelmente esse canal receberia o nome de "Reclame com o Presidente", pois já não percebemos mais o tapete vermelho, a sala diferenciada com piano bar, e principalmente o presidente em pé, na sala de embarque desejando Boa viagem!