
Vejo que algumas situações podem catalisar a falta de educação. Se em uma fila de banco a maioria das pessoas se constrangeria por entrar na sua frente sem pedir autorização, a mesma maioria não teria tantos escrúpulos, quando a salvo e seguras dentro de um automóvel, passam à nossa frente pela esquerda, direita, por cima (?) sem sequer olhar para trás, interessante não?
Da mesma forma, vejo que a internet e os meios eletrônicos em geral vêm proporcionando fartos estímulos a que determinadas pessoas passem a desprezar se gostamos ou não do que nos chega como informação, independentemente de termos solicitado ou não o seu envio. O que dizer quando estamos na empresa e nos chega um e-mail de algum conhecido (se não for conhecido a recomendação expressa é para que deletemos imediatamente) e ao abri-lo percebemos que trata-se apenas de repasse de alguma apresentação boba, sem uma única linha sequer escrita especialmente para nós? Se algo nos é dirigido, pelo menos deveria vir com algumas linhas explicando minimamente porque lembraram-se de nós ao desejarem nos enviar algo. Mais desesperador ainda é se notamos que somos um entre centenas de destinatários da mesma notícia ou e-mail. Fico pensando qual seria o objetivo de quem a enviou, seria mostrar que tem muitos amigos? Amigos?
Isso para não falar das famigeradas correntes, é melhor passá-las para frente senão...
Recentemente começaram a inserir comentários falsos em meu Blog, com o intuito único de divulgarem outros Blogs, que por vezes sequer pertencem a mesma categoria do que escrevo, ou seja, total perda de tempo de quem escreve e de quem acessa, fora o tempo que perco apagando essas inscrições indevidas, é como se estivessem pichando as paredes de minha casa.
Também enviam-me apresentações de auto-ajuda, feitas em Power-Point, com ou sem musiquinhas, com ou sem animação, mas que invariavelmente são impessoais (ainda bem não é mesmo? Só faltava acharem que estou mesmo precisando de mensagens de auto-ajuda!) Isso para não falar dos inúmeros e-mails maliciosos pedindo que acessemos algum endereço ultra-suspeito, à guisa de termos acesso à fotos, e outras esquisitices do mesmo naipe. E você, como anda sua caixinha de e-mail ultimamente?
Da mesma forma, vejo que a internet e os meios eletrônicos em geral vêm proporcionando fartos estímulos a que determinadas pessoas passem a desprezar se gostamos ou não do que nos chega como informação, independentemente de termos solicitado ou não o seu envio. O que dizer quando estamos na empresa e nos chega um e-mail de algum conhecido (se não for conhecido a recomendação expressa é para que deletemos imediatamente) e ao abri-lo percebemos que trata-se apenas de repasse de alguma apresentação boba, sem uma única linha sequer escrita especialmente para nós? Se algo nos é dirigido, pelo menos deveria vir com algumas linhas explicando minimamente porque lembraram-se de nós ao desejarem nos enviar algo. Mais desesperador ainda é se notamos que somos um entre centenas de destinatários da mesma notícia ou e-mail. Fico pensando qual seria o objetivo de quem a enviou, seria mostrar que tem muitos amigos? Amigos?
Isso para não falar das famigeradas correntes, é melhor passá-las para frente senão...
Recentemente começaram a inserir comentários falsos em meu Blog, com o intuito único de divulgarem outros Blogs, que por vezes sequer pertencem a mesma categoria do que escrevo, ou seja, total perda de tempo de quem escreve e de quem acessa, fora o tempo que perco apagando essas inscrições indevidas, é como se estivessem pichando as paredes de minha casa.
Também enviam-me apresentações de auto-ajuda, feitas em Power-Point, com ou sem musiquinhas, com ou sem animação, mas que invariavelmente são impessoais (ainda bem não é mesmo? Só faltava acharem que estou mesmo precisando de mensagens de auto-ajuda!) Isso para não falar dos inúmeros e-mails maliciosos pedindo que acessemos algum endereço ultra-suspeito, à guisa de termos acesso à fotos, e outras esquisitices do mesmo naipe. E você, como anda sua caixinha de e-mail ultimamente?
3 comentários:
Vou quebrar meu comentário em duas partes porque realmente são duas coisas completamente diferentes...
Primeiro os "spams". Já viu como essas mensagens parecem implorar para você clicar? Você abre o email, olha o assunto, vê que não tem nada a ver, e mesmo assim... pensa que deveria dar uma olhada, afinal pode ser algo importante, foi um amigo que enviou, e acaba clicando. E no final não é nada mesmo.
Ferramentas automáticas para filtrar spam falharam, e vai ficar ainda mais complicado com o risco do "spam de voz" descontrolado que se aproxima. A saída é comportamental mesmo. Já faz um tempo que eu venho resistindo bravamente a clicar qualquer email que tenha um assunto "nada a ver", ou que venha de uma pessoa que eu não conheço. Também parei de me preocupar com falsos positivos de spam. A idéia é mais ou menos assim: se for importante de verdade as pessoas me procuram de novo, ligam para o celular, etc. É meio arriscado mas até agora não falhou, e já me poupou muito tempo e frustração.
Falando em educação eletrônica, tem várias outras coisas que já deveriam estar sendo pensadas...
Quando eu fazia o primeiro grau, lembro que tive algumas aulas que ensinavam coisas simples, como preencher um cheque, etc. Não que a gente fosse fazer isso, mas havia uma preocupação de que os estudantes entendessem minimamente como funciona o mundo.
No mundo de hoje isso é cada vez mais importante, devido à velocidade das mudanças. As escolas não conseguem acompanhar e os estudantes não recebem orientação nenhuma sobre várias coisas:
- Como usar um sistema de pesquisa na Internet?
- Como diferenciar uma mensagem legítima de uma mensagem maliciosa?
- Como lidar com o excesso de informação?
- Como organizar informação de forma eficiente?
Além disso, existem outras habilidades que deveriam ser desenvolvidas desde cedo. A escola ainda é muito "textual", sempre foi assim, e vivemos em um mundo cada vez mais interativo e visual. As pessoas que sabem trabalhar com imagens, e especialmente com vídeo, tem grande vantagem. E as escolas estão totalmente despreparadas para essa realidade...
Carlitos tava sumido! Seja Bemvindo como sempre.
Quanto ao primeiro post, digo sempre " De onde menos se espera é que "não sai nada mesmo..."
Quanto ao segundo post, fico me perguntando se não ensinam porque não acham importante ou porque não sabem mesmo...Meu filho tem o privilégio de ter alguns bons professores, inclusive no mundo internético, mas definitivamente são a minoria :-(
Postar um comentário