domingo, outubro 19, 2008

Os limites da tecnologia


Lendo o livro “2015 Como viveremos” do jornalista Ethevaldo Siqueira, deparei-me com uma foto de um rapaz fazendo sua barba matinal, frente a frente com um espelho que tinha, nada menos que as informações da bolsa de valores, tratava-se de um espelho da Philips que se conecta a Internet, de forma que possamos começar nosso dia já informados a respeito da economia mundial, agenda da semana, área para noticiários da CNN e até espaço para fazermos a barba!
É claro que trata-se ainda de um experimento, que pode inclusive ser visitado no HomeLab da Philips na Holanda, mas como tantos outros laboratórios, serve para antecipar tendências que, anos mais tarde, invadirão nossos lares.
Sempre comento a respeito dos benefícios da tecnologia, e de como podemos nos beneficiar e tornar nossa vida mais fácil e prática através da tecnologia, mas entendo que para tudo exista um limite e o excesso de informações começa a demonstrar seus efeitos perversos em vários segmentos da sociedade.
Sentimos a pressão de uma semana intensa de trabalho quando olhando nossa caixinha de e-mails ao final de uma sexta-feira, vemos que apesar da monstruosidade de correios que lemos, deletamos e respondemos, outro tanto ficou por ler para a próxima semana. Soube que produzimos anualmente o equivalente em informações ao que a humanidade demorou a eternidade para produzir, imagine se decidirmos que leremos tudo que se nos chegue às mãos, não duraremos uma semana!
Desenvolvemos algumas habilidades recentemente, uma delas é a de, em batendo os olhos em um texto, saber se nos será necessário ou não. Essa é uma habilidade muito útil atualmente.
De forma semelhante temos sido pressionados pela conectividade total, que quando bem utilizada nos propicia segurança e produtividade, mas que se mal usada facilmente nos escraviza a celulares e correios eletrônicos que chegam a todo instante e que não podem esperar o dia seguinte para serem respondidos, obrigando-nos a interromper o que quer que estejamos fazendo para dedicar-lhes a atenção necessária.
Que possamos então seguir conhecendo as inovações que surgem o tempo todo no mercado, mas que ao nos barbear pela manhã, possamos apenas nos barbear!

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Eduardo!
É, realmente andam estrapolando no quesito tecnologia. Apesar de ser um apaixonado por tecnologia, algumas coisas julgo como "tecnologia inútil". Ainda esse fim de semana na pós discutimos sobre Store Future, e, no fim da discussão só me vinha à cabeça uma pergunta: Quanto tempo até começar o supermercado aqui no Brasil. O Pão de Açúcar já vem fazendo testes. No site do Group Metro já mostra um pouquinho sobre como vai ser o supermercado do futuro. http://www.future-store.org. Depois de ver um vídeo sobre o funcionamento e patrocinadores como IBM, SAP, Intel, Cisco entre outras dezenas de empresas de ponta cheguei a conclusão que é questão de tempo! Só nos resta aguardar e esperar! Agora com esse idéia de internet via eletricidade fica outra pergunta! Será que tudo que eu tiver ligado à tomada terá acesso a internet? Com essa alta do dólar meu medo e estar fazendo minha barba olhando para o espelho pela manhã, me deparar com a alta do dólar e acabar me cortando... :) []'s

Edu@rdo Rabboni disse...

Isso é um risco mesmo Rodrigo, o de se machucar fazendo a barba, frente a tantas notícias ruins que a mídia insiste em divulgar....mesmo com tanta coisa boa acontecendo no mundo. Será que isso muda no futuro?
Sinta-se em casa no MundoConectado!