terça-feira, abril 29, 2008

IP na tostadeira?


Lembro-me de uma frase muito difundida no mundo da Internet, que foi escrita na década de 90, quando começamos a enxergar até onde a Internet chegaria no futuro. É dessa época as frases “IP to the toast – IP na tostadeira” e “IP to the refrigerator – IP na geladeira”, frases que queriam nos mostrar o alcance do protocolo de Internet (IP) no nosso dia-a-dia.
Em que pese que até o momento, quase quinze anos depois de ouvir essas famosas frases, continuo sem entender para que alguém desenvolveria uma tostadeira conectada à Internet, aliás questiono mesmo se a tostadeira não seria um plano maquiavélico norte-americano para dominar o mundo, através de propaganda subliminar colocada nos filmes holiwoodianos, já que nenhum outro povo é tão próspero no uso desse eletrodoméstico quanto nossos irmãos lá de cima.
Apesar de não imaginar tostadeiras cibernéticas, já escrevi a respeito e reconheço que sonho com o dia em que minha geladeira será capaz de avisar ao mercadinho, próximo de minha casa, que está faltando cervejas no seu interior. E não é só ai que acho que o IP vem invadindo minha vida (e a de mais de um terço da população do mundo). Como cozinheiro de domingo, já me acostumei a acessar páginas de receitas e de dicas culinárias para amantes da culinária, e para tanto nada mais prático do que acessar a internet de um lap-top sobre a pia da cozinha (conectado via Wi-Fi obviamente, já que fios não combinam com farinha de trigo).
E para não ficar somente na cozinha, lembro da utilidade que a informática, em especial a internet, tem assumido para os músicos amadores, e mais uma vez domingueiros, que não precisam mais acumular um quilo de revistinhas com sistemas de cifragem ou partituras para tocarem e cantarem as músicas de seus conjuntos prediletos. Através da Internet podemos encontrar as músicas que mais gostamos de forma rápida e organizada, além de contar com a facilidade de podermos alterar a escala, caso não tenhamos voz para acompanhar determinados tons, e também podemos, num “clickar” de dedos, substituir aquela partitura para violão acústico, adaptando-a para guitarra, cavaquinho, baixo, etc.
E o uso da Internet não para por aí, já tenho observado a sua utilização com bastante freqüência em celulares, nas intermináveis horas de espera em aeroportos, salas de espera de consultórios, e em muitos outros lugares inusitados. Se por sinal alguém souber de outros usos curiosos não deixe de me enviar.

terça-feira, abril 22, 2008

Máquina falando com máquina?


Mesmo quem não viveu sua infância na década de 60 deve se lembrar do desenho animado dos Jetsons, aquela família engraçada que vivia em algum tempo avançado no futuro e que nos divertia com uma série de interações com robôs e máquinas que faziam de tudo para facilitar a vida dos protagonistas.
Bem alguma modernidade anunciada naquele desenho já pode ser verificada nos dias de hoje, em especial a comunicação de máquina para máquina. Normalmente quando utilizamos nossos aparelhos celulares estamos com a intenção de falar com alguma pessoa, em que pese o fato de várias vezes sermos atendidos pela secretária eletrônica, mas quando usamos o celular para localização e rastreamento de nossos veículos, por exemplo, temos uma operação de comunicação máquina para máquina, também temos o mesmo tipo de utilização em coleiras caninas, utilizadas para que não percamos nossos cães de vista. Já se encontra em utilização no Estado de São Paulo uma tornozeleira com localizador para presidiários. Em todos esses dispositivos conseguimos demonstrar com razoável precisão a localização de seu usuário através de um software na internet.
Esses dispositivos de localização também são muito utilizados em caminhões, para que se possa fazer o rastreamento do veículo e mesmo que se tenha a possibilidade de enviar alguns telecomandos como bloquear o motor, trancar a porta do compartimento de carga ou acionar o alarme, caso o mesmo venha a ser assaltado. Também se utiliza de equipamentos semelhantes que possam ser incluídos nas cargas a serem transportadas, para que seja possível localizar o destino da carga em caso de roubo.
Em todos esses exemplos, temos um dispositivo falando com outro, com o objetivo de prestar um serviço de localização ou telecomandos por meio de um centro de operações remotamente localizado. Estamos apenas começando nesse mundo de possibilidades de automação que a utilização desses dispositivos permite, imaginem nossa geladeira se comunicando com o mercado mais próximo de casa, informando o que está faltando em seu interior, ou então o carrinho do supermercado informando para a caixa registradora o montante de dinheiro necessário para pagar tudo que estiver em seu interior, sem a necessidade de se digitar item a item. É uma infinidade de usos que estamos apenas começando a vivenciar. Ainda aguardo o momento de poder ter uma ajudante em casa, à semelhança da Rose, a empregada robô dos Jetsons.

terça-feira, abril 15, 2008

Estamos dando importância ao SMS?


Apesar da Banda Larga estar sempre em evidência, como o que se tem de mais inovador e de interesse por parte das operadoras de telecomunicações, o mercado de SMS vem correndo por fora e já se encontra praticamente emparelhado, em termos de receita, com o mercado de Banda Larga, com a vantagem que ainda resta muito espaço para crescer, ao passo que a Banda Larga já começa a experimentar uma certa estabilização na forma como atualmente é oferecida para o mercado. Em 2008 serão encaminhadas algo em torno de 2,3 trilhões de mensagens no mundo todo, gerando uma receita de mais de US$ 60 bilhões, além do SMS possuir um crescimento médio de 20% a.a., quase o dobro que a Banda Larga. Quem diria, não?

segunda-feira, abril 14, 2008

m-advertisement


Estudo do Gartner Group aponta que o mercado de propaganda em aparelhos móveis celulares movimentará US$ 2,7 Bilhões em 2008, representando um acréscimo de quase 60% comparado ao ano de 2007.
Essa taxa de crescimento astronômica mostra que esse mercado está apenas engatinhando ainda e que temos muito caminho ainda por percorrer. Mas a pergunta que fica é se nós, aqui em terras verde amarelas, estamos aproveitando desse mercado em expansão, e a resposta é um grande e retumbante NÃO!
Notadamente o Brasil possui algo em torno de 5% dos assinantes de celulares do mundo inteiro, transferindo esse percentual para a verba destinada à propaganda celular do ano de 2008, teríamos mais de R$ 130 milhões. Parece que algum outro país está se utilizando desse montante em nosso lugar...
Quando falamos em propaganda na telinha de nosso celular, não podemos pensar em Spams ou mensagens invasoras ou de gosto duvidoso, insistindo em aparecer nos nossos aparelhos toda vez que tentamos utilizá-lo para fazer uma chamada telefônica, fosse assim e não estaríamos vivenciando uma taxa de crescimento de investimento nesse setor de quase 60% ao ano. Esse mercado se desenvolve através de um novo modelo de comunicação e divulgação, baseado em imagens e filmes adequados para o formato e tamanho das telas dos aparelhos celulares, bem como áudio compatível com os mesmos dispositivos e, principalmente em um modelo de comunicação interativa. Essa é a chave de ouro da propaganda móvel celular: Interatividade.
E para tanto, não estamos falando apenas em tecnologia e infra-estrutura que suporte a interatividade, aliás isso é o que menos importa, o que temos que ter em mente mesmo é a capacidade das agências bolarem modelos de comunicação de bom gosto, que nos estimule a recebermos essa comunicação, enquanto clientes.
A bem da verdade, não temos muito bem definido sequer como a cadeia de valores da propaganda funcionará nesse caso, quem serão os canais de distribuição, com que parcela do bolo publicitário ficarão, se os clientes pagarão para receber essa propaganda ou não (como é o modelo em vários países) enfim, falta definir um modelo sustentável de criação, divulgação, e comercial do que o mundo já começa a apelidar de m-advertisement, ou publicidade móvel. Ainda há tempo de pegarmos esse bonde, mas vamos ter que apressar o passo!

quinta-feira, abril 10, 2008

O jeito de ser internet


No último primeiro de abril, para não se fugir à regra, circulou na internet, através de sites e e-mails, uma série de notícias falsas e de brincadeiras. Uma empresa que vem se superando pelas brincadeiras que faz é o Google que todo ano monta uma ardilosa estratégia para divertir seus usuários, e nos brinda com notícias falsas muitíssimo bem elaboradas. Pois nesse ano não foi diferente, e vimos a primeira brincadeira no mais famoso site de relacionamento do mundo, o Orkut, que durante o dia primeiro de abril estava com o nome Yogurt.
Mas nesse ano, houve outra brincadeira, também circulou uma notícia via Youtube, onde se dizia que a Virgin (famosa empresa com vários negócios, entre eles música, telecomunicações e aviação) estaria fazendo uma parceria com o Google, e montaria um negócio em Marte. A nova empresa se chamaria Virgle e os interessados poderiam se candidatar através de entrevista e os requisitos para esse trabalho foram publicados no Youtube no dia primeiro de abril, sendo que a cena era representada pelo presidente e fundador da Virgin Richard Branson.
Na internet não podemos acreditar em tudo o que vemos, principalmente na construção de negócios mirabolantes em Marte, mesmo que tudo leve a crer que se trata de algo real. Até entendo que um dos fatos positivos desse canal de informação seja exatamente esse, uma vez que nos obriga a sermos críticos na interpretação de tudo que recebemos, como forma de não sermos enganados através de falsas notícias, não que não devêssemos ter o mesmo procedimento frente às notícias que recebemos pela Televisão, jornal e rádio, mas é que fomos acostumados a acreditar que se uma notícia vem de fonte oficial merece credibilidade, mas nem sempre é assim.
Entre a versão oficial postada no Youtube e as diversas variações, foram mais de um milhão de visualizações só no dia primeiro de abril, o que mostra mais uma vez o potencial de disseminação desse canal, que mesmo sem nenhuma publicidade, a não ser aquela que circula no boca à boca dentro do próprio canal de vídeo, ainda assim por diversas vezes faz frente à publicidades ditas oficiais no mundo tradicional. Esse é o jeito internet de ser, onde achamos informação sim, mas onde também achamos descontração, informalidade e até brincadeira, mesmo vindas de empresas bilionárias como a Virgin e o Google

sexta-feira, abril 04, 2008

Punição por uso elevado de banda larga?


Se você é usuário de sistema Banda Larga de operadoras de TV a cabo ( AJato e Virtua) prepare-se pois elas podem passar a punir seus usuários para utilizarem muita banda fazendo downloads (trata-se do temível tráfego peer-to-peer ou P2P). Que mico hein?

Li essa notícia hoje pela manhã na PC World.