segunda-feira, dezembro 14, 2009

Um mal exemplo


Festas de final de ano, tanta coisa a fazer, compromissos, comemorações, organização de eventos, visitas e aquelas pessoas especiais que queremos presentear. Se para você também está faltando tempo para as compras de natal, não se avexe, use e abuse do comércio eletrônico.
Não é para menos que essa fatia do comércio vem crescendo a uma taxa de 30% ao ano, neste ano deverão ser vendidos mais de R$ 10 bilhões somente na modalidade e-commerce. Além das grandes lojas do varejo que possuem também sua versão de lojas online, também temos as lojas especializadas, que não possuem lojas reais, apenas virtuais.
Utilizo esse sistema há tempos, tendo adquirido de tudo, de CDs e DVDs a refrigeradores e televisores, nunca tive problemas de entrega ou fraude, achando portando um sistema seguro, rápido e simples de aquisição de produtos no conforto de nossas casas, sem ter que enfrentar lojas e eventuais vendedores despreparados, que pouco agregam ao processo de venda. Os poucos problemas que tive com produtos adquiridos foram sanados rapidamente, através de substituições ou devolução do produto, com alguns requintes como marcação de horário para retirada do produto em minha residência.
Sempre que vou adquirir algo, faço uma pesquisa de valores através do Buscapé, e torço para encontrar entre os melhores preços a loja do Submarino, minha preferida, nem sempre isso é possível, e às vezes acabo me dirigindo a outras lojas, foi o que aconteceu na semana passada, depois de fazer a pesquisa de preços e escolher a loja em que compraria um Nintendo Wii de minha filha, descobri que a única loja razoavelmente conhecida e que tinha o produto disponível era a Saraiva.com, começaram ai meus problemas.
Depois de sobreviver a um site poluído de informações, lento no processamento e a um cadastramento que não terminava mais, consegui finalizar a compra, não sem um certo receio de ter sido clonado, tamanha foi a dificuldade em avançar no processo de compra, que me parecia impossível que fosse um site verdadeiro.
Pela primeira vez não tive a segurança de haver feito uma boa compra, com a sensação de ter colocado meus dados em um site fake. Três dias depois recebo um e-mail dizendo que meu pedido havia sido paralizado e que se eu não ligasse para determinado 0800 minha compra não seria processada. Pensei na minha filha e decidi ligar, depois de uma eternidade de espera e da confirmação de todas as informações que já havia colocado no meu cadastro, o atendente solicitou novamente o número de meu cartão e do código de segurança, essa foi a gota d’água que transbordou o copo, disse que não fornecia essas informações por telefone, pois não era seguro, não fornecerá a informação? Então a venda está cancelada. Simples assim foi a informação que recebi. Debutei, não posso mais falar que nunca tive uma experiência ruim comprando online...desliguei o telefone para não brigar com o atendente, que a única culpa que tinha era a pouca vontade em me atender, mas que não era responsável pelo processo incompleto e cheio de falhas a que tinham me submetido, peguei o carro e fui a uma loja real comprar o Wii, na volta tomei um suco de maracujá para me acalmar...

3 comentários:

Bboni disse...

meu eh ateh malz falar isso meu internet.. eh submarino.. pedir informacoes pelo telefone?? eh o mesmo que marcar encontro cego pela internet meu.. tem uma grande possibilidade que o "trem vai ser feio", bom da no que da neh mano.. pra saraiva eh somente mais uma possibilidade de ganhar um cliente, pra gente? eh dor de cabeca no momento.. mais no final vc pego o wii.. e da saraiva nao compre mais nada.. afinal nos sabemos que se nao fosse o problema da indisponibilidade soh ia dar submarino.. boa sorte com o wii! Comprarei jogos aqui ;)

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário XT. Sabe como são as entregas de e-commerce aí nos EUA? A família Hamilton ou os seus amigos costumam comprar dessa forma? Quais as percepções?Abraços e "keep in touch".

Gustavo Debs disse...

Infelizmente você não está sozinho...Aconteceu algo semelhante comigo ao tentar comprar uma tv no efacil, me senti frustrado primeiro por ser uma empresa regional e sempre que possível tento favorecer as empresas regionais e segundo, assim como o seu caso, o atendente e ninguém do estabelecimento não fez nenhuma questão de tentar contornar/solucionar o problema, falaram simplesmente : "Sua compra foi cancelada !". Por um momento (na verdade até hoje) achei que estava fazendo algum favor ao comprar no site em questão...o lado bom é que esse acontecimento não me impedirá de continuar comprando online, o lado ruim é que poderia ser a primeira compra de um possível ex e-consumidor.