quarta-feira, maio 26, 2010

A nova Muralha da China


Quando falamos da Grande Muralha da China, nos vem à memória a imensa construção Chinesa de mais de dois mil anos e extensão total acima dos oito mil quilômetros, e que alguns acreditam poder ser avistada da lua (esses alguns que acreditam nunca foram a Lua, pois na realidade ela não poderia mesmo ser avistada a essa distância...). Mas estamos neste post nos referindo à outra muralha, também conhecida como The Great Wall Proxy, ou grande Firewall da China, que censura todo e qualquer texto que possa referir-se de forma indesejada contra o partido ou contra o governo (que em última instância lá é a mesma coisa). Apesar do potencial econômico apresentado por esse país continente, ainda persistem por lá práticas de censura à livre expressão e não é todo tipo de acesso que é permitido aos internautas chineses. O Google por diversas vezes teve de suspender ou adequar suas operações para poder continuar operando naquele mercado.
Pois nesta semana foi a vez do Paquistão bloquear o acesso dos internautas de seu país ao conteúdo do YouTube, FaceBook e Google (o que sobrou para os paquistaneses acessarem?).
Quero crer que sejam atitudes isoladas, pois caso contrário teríamos que admitir que estamos regredindo ao invés de tornarmos o mundo cada vez mais acessível, cada vez mais conectado, estaríamos criando feudos ou guetos isolados de culturas e informações externas.
É como se estes países não se preocupassem com o que são ou o que pensam a seu respeito, desde que não fosse divulgado ou permanecesse em segredo...como se isso fosse possível:-P

Nenhum comentário: