sábado, fevereiro 25, 2012

Internet na TV



Aproveitei um desk top que tinha em casa, com uma configuração já ultrapassada, para usos mais nobres (todos usos que meus filhos precisavam como downloads, games, MMRTG, P2P, fotos, storage de milhares de videoclips e de zilhões de música, etc) e instalando teclado e mouse sem fios e uma interface WiFi (já que naquela época lugar de Banda Larga era no quarto ou no escritório e não na sala de TV), transformei-o em uma estação multimídia para a família, meio ultrapassado, vá lá, mas ainda assim deu-lhe uma sobrevida e nos divertíamos vendo conteúdos adequados para toda a família, basicamente um ou outro filme "downloadeado", estações de rádio que gostávamos de ouvir quando estávamos em São Paulo e um ou outro conteúdo interessante no YouTube.
Fomos felizes com esses usos básicos, até que assinamos o NetFlix. Deste momento em diante, tornamo-nos heavy users, e a idade de meu velho desktop se fez presente...
Ainda tentamos a conexão via Xbox e Wii, mas apesar de funcionar, não era tão confortável como ter um teclado e um mouse para selecionar o que queríamos. Quando decidimos trocar o equipamento, fiz as contas e conclui que era mais barato comprar uma Smart TV, do que investir em um novo DeskTop, desta vez preparado para o uso que queríamos fazer do mesmo.
Decisão tomada, fui à caça, comprei uma smart TV e a conectei na internet (desta vez, lugar de banda larga é na sala, e de lá, via Wi Fi, conecta-se o resto das traquitanas: iPhone, tablets, androids, laptops e o escambau), click no Smart Hub, e pimba na gorduchinha, lá está o bom e velho NetFlix, mais amigável, com todas as funcionalidades no controle da TV e que por estar conectada no Home Theater fica com uma boa qualidade de som.
Conecto nosso HD externo na TV, e tenho acesso a todas as fotos, filmes e músicas que nossa família colecionou nos últimos 22 anos. :-)
Youtube com leanback, entre um filme e outro uma zapeada básica no Facebook, nossas séries prediletas (Dexter e Criminal Minds).
E o que é melhor, somando-se os custo desses equipamentos e dividindo por doze, ainda sairá mais barato que uma mensalidade da Sky, ótimo para nós, que teremos mais um competidor na briga pela nossa audiência. Bons tempos esses não?!?


Em tempo, pago R$ 15,00 para assistir a tudo que quiser no NetFlix.

3 comentários:

Rugles Taziri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rugles Taziri disse...

Ótimo post, Rabonni.

Venho já há algum tempo refletindo sobre o renascimento da interação familiar 'pós-invasão-da-mobilidade-interativa'.

Realmente os portáteis puderam reduzir a presença das 'happy hours familiares' (o tempo antes usado para por o papo em dia e/ou assistir algo na tv em grupo).

Com uma central interativa (aqui em casa justificada por uma TV de 47'', teclado/mouse wireless e S.O. customizado para acesso rápido a TV, Netflix, vídeos/músicas/canais/notícias populares do youtube/etc) notei que a SALA voltou a função para qual foi designada. Às vezes também utilizamos o Kinect para complementar a imersão, porém ainda usando a versão do Xbox.

Fiquei surpreso com o bom gosto do Netflix Brasil em disponibilizar alguns clássicos (Donny Darko, "Big - 1988", Laranja Mecânica, entre tantos outros bons títulos) e com certeza ele nos faz repensar o quão prático e, hoje, viável assistir algo da nuvem.

Ahh, e sim, estamos vivendo bons tempos com todas essas facilidades de interação também voltadas para nossa 'Social Home'.

Edu@rdo Rabboni disse...

obrigado pelo comentário Rugles. Tenho essa mesma impressão, algumas facilidades servem mesmo para juntarmos novamente a família na sala, em frente a televisão, e a facilidade de poder pararmos quando quisermos deixa ainda mais amigável a utilização do NetFlix. E a qualidade não deixa a desejar, se comparada à da TV DTH. Abraços e sinta-se em casa no MunoConectaado :-)