sexta-feira, setembro 22, 2006

O bem sempre vence no final

A tão propalada catástrofe do convívio social e eterna briga do bem contra o mal, aparentemente privilegiará ao bem no final, pelo menos na Internet.
Perto de tantos atentados à razão com que somos bombardeados diariamente, sobre crimes digitais, seqüestros bolados com dados extraídos da Internet, vírus que invadem nossos computadores e buscam fragilidades de segurança para roubar nossos dados pessoais, páginas importantes da internet que são atacadas por criminosos digitais, buscando unicamente provar que conseguem fazê-lo, parece inconsistente dizermos que o bem prevalecerá ao mal. Mas é isso que nos mostra o exemplo da wikipedia (http://www.wikipedia.org/).
Quando soube que existia na Internet um serviço equivalente a uma enciclopédia, mas que podia ser editada por absolutamente qualquer pessoa, imediatamente imaginei a bagunça em que isso se tornaria, pois certamente os textos não seriam confiáveis, pois seriam escritos por pessoas comuns e não especialistas, sem falar que mesmo que o autor de determinada nota estivesse bem intencionado, ainda corria o risco de que alguém entrasse livremente no que ele havia escrito e mudasse deliberadamente para uma definição incorreta. Isso se daria pelo simples prazer de atrapalhar algo sério, ou mesmo pela incapacidade de se fazer algo confiável através da contribuição de pessoas simples.
Pois bem, não é isso que a Wikipedia vem nos mostrando, muito pelo contrário. Ela recebe milhares de contribuições diariamente (em dezenas de idiomas) e na maioria absoluta dos exemplos, as definições encontram-se adequadas e corretas.
Quando algo inadequado é ali colocado, como uma definição errada, por exemplo, ela é corrigida por alguém, em apenas quatro horas. Lembro também o benefício que a essa organização nos dá, através da crítica e da dúvida, pois nada do que achamos pode ser automaticamente dado como certo, há que se passar ainda por análise criteriosa do conteúdo, ou seja, ainda nos aguça a inteligência e crítica sobre o que estamos lendo.
É um exemplo de uma organização caórdica (definição criada por Dee Hock fundador da Visa) pois é uma ordem que surge de uma aparente desordem ou oriunda do caos, já que é um exemplo de um sistema que pode evoluir em qualquer direção, certa ou errada, e que invariavelmente tem evoluído rapidamente para um aprimoramento de suas definições e pela complementação por novas definições.
Acho isso um exemplo muito bom do potencial das pessoas, se acreditarmos e lhes dermos as ferramentas adequadas.

6 comentários:

Cauã Taborda disse...

É Eduardo. Definitivamente a Wikipedia surpreende a todos. Mais recentemente em relação às proibições feitas pelo governo CHinÊs, que Jimmy Wales disse não. Postura fantástica. Isso nos mostra também que o número de internautas sérios e conscientes é muito maior que o dos engraçadinhos e sem conteúdo. Visite nosso Blog. Abraços

Anônimo disse...

Interessante seu ponto de vista positivo em relação aos internautas, porém obviamente não pode-se generalizar as boas intenções. Realmente a Wikipedia é um bom exemplo de ajuda mútua das pessoas por um bem comum, mas acredito (sem dados concretos) que o perfil do internauta brasileiro que realmente se expressa na Internet está em uma faixa etária média de 30 anos, que reduz significativamente a proporção de bem intencionados.

Edu@rdo Rabboni disse...

Meu amigo Cauã Taborda, essas iniciativas boas e totalmente expontâneas me inspiram a continuar acreditando que esse projeto que se chama homem, tem jeito sim, e estamos acertando a mão. Abraços e obrigado pelo comentário!

Edu@rdo Rabboni disse...

Ricardo, obrigado pela observação.
O mundo virtual, assim como o real, possui alguns lugares que não devemos ir, onde pessoas com outros valores costumam frequentar. Você tem razão também com relação a expressão através de escrita (gostaria de poder provar-lhe o contrário, pois essa é uma triste realidade...), mas vivemos no mundo em que vivemos!Ainda bem que existe a arte, e nesta todos podem se expressar, dentro ou fora da net,né? Abraços!

Anônimo disse...

Prezado Eduardo

Concordo com as suas colocações a cerca de darmos a ferramenta certa e principalmente oportunidade aos homens de boa vontade e índole. Eu mesmo me considero uma pessoa que soube aproveitar suas oportunidades na medida em que as encontrei, pois, sou origem bem humilde, mas, isso não me foi motivo para sentar em cima da minha cauda ficar olhando e criticando aos que mais tínham. Acho sim que o projeto e obra de Deus chamado HOMEM tem jeito e a história nos prova isso de tempos em tempos!

Parabéns pela inciativa, pois, são espaços para discussão como este que você nos proporciona que farão com que a semente da mudança e da atitude possa brotar dentro de cada HOMEM de bem.

Um abraço.

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo estímulo e pelo comentário Márcio.
Que continuemos então inspirados a fazer nosso melhor para deixar um mundo melhor do que aquele que recebemos.
Abraços