quarta-feira, novembro 12, 2008

Obama 2.0


Já havia comentado, em post anterior, sobre as eleições eletrônicas e o impacto da web 2.0 sobre as campanhas eleitorais, mas agora acho que temos um dos mais expressivos exemplos desse tema para analisar, a campanha de Obama.
Durante sua campanha, que durou na internet mais de uma ano, o comitê de Obama usou e abusou dos recursos internéticos, dentre eles o Youtube, Technorati, Facebook, MySpace e etc, mas o que mais chamou a atenção foram os Blogs e a sua ferramenta de arrecadação de fundos para a campanha através da internet, que arrecadou nada menos do que US $ 400 milhões.
O interessante é que apesar de nos EUA ser possível esse tipo de arrecadação, ainda assim não é permitido que as doações sejam feitas por pessoas ou instituições estrangeiras ou de fora do país. Mas como garantir a origem do dinheiro que chega através da internet, já que a ferramenta utilizada foi algo parecido ao PayPal?
Não podemos afirmar que Obama ganhou a eleição do país mais poderoso do mundo porque utilizou a internet como ferramenta de campanha, mas podemos tranquilamente afirmar que a mesma teve papel preponderante na sua vitória. Os números estão aí para não me deixar mentir. Que venha a eleição 2.0 para o Brasil também!

6 comentários:

Pai da Princesa disse...

Grande Rabboni...

Acompanho às últimas eleições americanas com olhar atento sobre a ferramenta internet na campanha.

Percebo que neste quesito ainda estamos engatinhando. Acredito que seria muito interessante se a população conectada interagisse mais nestes blogs de campanha, pois o máximo que existe por aqui neste momento são apresentações intermináveis de auto-ajuda, além claro daquelas "malditas" correntes, piadas homo e xenofóbicas e algo mais que me foge à memória.

Perdemos o hábito de discutir política. O que existe hoje é somente discussão de que clube partidário cada um defende/apóia, mas quanto projetos e idéias é praticamente nulo.

Torço para que cresça logo uma nova geração consciente, onde exista uma verdadeira discussão política e preocupação com tudo de importante que nos cerca.

Edu@rdo Rabboni disse...

É isso aí Marcelo, a internet é apenas a embalagem, a política é o conteúdo, é aí que temos que nos esforçar para mudar uma realidade que não tem nos agradado muito, não é mesmo? Abraços e seja bem vindo no MundoConectado

Baliano disse...

Olá Eduardo;

Realmente o texto nos informa que através da internet foi alcançado um resultado satisfatório nas eleições de 2008 nos EUA, porém a realidade brasileira é diferente.
No Brasil infelizmente temos deficiência na utilização
dos recursos tecnológicos, quanto á realização de consultas envolvendo a política.
Pesquisas realizadas em 2008, mostram que os eleitores em massa,
assistam somente as propagandas introduzidas pela televisão.
Embora o Brasil tem crescido muito em conectividade e utilização da internet, mas
o governo deveria criar uma estudo com as operadoras para oferecer um serviço mais favorável, com um preço melhor para atender classes mais baixas.
Hoje é comum os jovens acessar a internet nas escolas,
mas o maior foco da utilização da internet tem sido para
MSN,ORKUT,youTube, ou seja sites de relacionamentos e pouco acesso às informações(pesquisa).
Na verdade seria bom ter uma ação do governo, elaborando projetos dentro da grade curricular, uma disciplina que envolvessem os conceitos e os
benefícios que a internet nos traz,assim teríamos mais pessoas envolvidas no fluxo dos internaltas online,e também seria alcançado opiniões formadas com relação á política.

Um abraço!!!
Flávio Baliana

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Baliano, enquanto fiz uma análise sobre o uso da internet, você cobriu a questão da cultura política, e concordo contigo de que precisa ser melhor discutida. Essa é uma das formas de evoluirmos como sociedade. O problema é que os políticos nesse momento sabem jogar o jogo do poder que aí está, será que gostariam que isso mudasse...?

Pai da Princesa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pai da Princesa disse...

Achei interessante os comentários do Flávio, são pertinentes.

Apesar disso, acredito que não precisamos esperar o governo pra mudarmos de atitude.

Pode parecer pouco, mas podemos mudar dentro de casa, discutindo política com nossa esposa e filhos, primos e sobrinhos ensinando aos mesmos o uso da ferramenta tecnológica para outros fins, não apenas para relacionamento.

Grande abraço;