quarta-feira, dezembro 17, 2008

Conhecendo os limites


Em 1965, o então presidente da Intel E. Gordon Moore fez uma previsão, que vinha se mantendo válida por décadas, de que a cada 18 meses o processamento dos chips teria uma evolução de 100%, dobrando portanto sua capacidade. Por volta de 2004, no entanto, quando chegamos à casa dos 3 GHz de freqüência de processamento dos circuitos integrados, começou a haver uma barreira física à continuidade da Lei de Moore, pois chegamos perto de atingir o limite físico do material Silício, que é a matéria básica da eletrônica desse século, assim nasceram os Duocore (dois processadores ou Quadicore (com quatro processadores), como alternativa ao rompimento dessa barreira imposta pelo material utilizado nos microprocessadores.
Acontece que esse “drible” eletro-físico também tem seus limites, e rapidamente chegaremos a outro dilema que é por um lado o tamanho necessário para cada microprocessador, que atualmente é composto por transistores, que já estão na casa dos 40 nM (nanometros) medida em torno de quatro vezes o tamanho de uma átomo (10 nM), e por outro lado a temperatura que atingimos quando compactamos por demais nossos microprocessadores, basta notarem como a evolução dos computadores vem acompanhada de perto pelas ventoinhas e sistemas de ventilação que garantem a temperatura do circuito em níveis normais. Os PCs ficam cada vez menores e mais compactos, mas por outro lado cada vez mais barulhentos pela necessidade de colocarmos refrigeração na placa de vídeo, no microprocessador, na fonte, na placa de áudio, se continuar nessa crescente em breve teremos, à semelhança da indústria automotiva, radiadores externos de temperatura nos nossos PCs.
Deveremos em breve escolher entre a computação quântica (em níveis sub-atômicos) ou a computação óptica, que apesar de não dissipar tanto calor, ainda é contraproducente, frente aos custos envolvidos. Quem viver verá!

3 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Olá Rabboni. Tenho um notebook Dell Core 2 Duo e senti a necessidade de ter um suporte c/ cooler por causa do aumento da temperatura e do desgaste da bateria. Para notebooks a linha top de processadores é a Centrino2 você sabe explicar a vantagem deste para um simples core 2 duo?

Edu@rdo Rabboni disse...

Adolfo, obrigado pela visita!
Não sou um especialista em PC mas pelo que sei o centrino é a linha móvel da Intel, foram os primeiros processadores com Wi-Fi embutido (lembra-se que os LapTops antigos precisavam de um modem Wi-Fi?). Tinha-se a expectativa de que o centrino 2 já viesse preparado para Wi-Max, mas o que sei que de fato é um diferencial é sua performance para processamento de gráficos complexos e vídeos, ele chega a ser 5 vezes mais performático que os processadores convencionais Core duo. Ele possui também um consumo mais baixo o que melhora a performance da bateria. Apareça sempre, e sinta-se em casa no MundoConectado.

@JoseAdolfo disse...

Obrigado pela explicação.