quarta-feira, julho 29, 2009

Creative Commons - Parte II


Mas se vivemos na era do conhecimento, como podemos dispor do mesmo sem perdermos status ou "poder" ? Na realidade não há que se pensar no que podemos ou não perder, e sim no que há para se ganhar quando compartilhamos o conhecimento. Esse parece ser o mote do conceito do Creative Commons, organização Norte Americana, sem fins lucrativos, que redigiu e mantém atualizadas as leis a respeito da utilização e compartilhamento das informações disponibilizadas através das licenças CC.
Na internet estão disponíveis diversas formas de utilização de conteúdo através deste conceito, entre eles imagens, músicas, programas de software, livros, textos, idéias, e as regras de utilização são basicamente a utilização sem fins lucrativos, disponibilização ampla, geral e ilimitada do conteúdo e das fontes, informando as fontes sempre que utilizar algum conteúdo cc, compartilhar ao máximo a informação, e quando for possível alguma melhoria no conteúdo trabalhado, informar para todos, garantindo a contínua qualidade do material disponibilizado.
De certa forma é o conceito que instituiu a própria Wikipedia e que reconheçamos, é avassalador, pois coloca milhares de pessoas trabalhando no mesmo intuito, gratuitamente, em prol de um objetivo comum.
Quiçá nossos políticos pudessem imaginar algo assim, trabalhando portanto de acordo com o que a maioria das pessoas almejam, de forma que pudéssemos dar feedbacks inequívocos para nossos governantes, de como estamos vendo o que eles estão fazendo no Congresso através da internet, e que boas idéias fossem colocadas em um meio que pudessem ser acessadas por todos e trabalhadas pela comunidade e entidades representantes de classes, de forma que chegassem quase prontas para que nossos parlamentares apenas as recepcionassem e fizessem seu papel básico que é trabalhar para a população através da representatividade (nossa representatividade...). E você, o que diria a seu parlamentar se tivesse em mãos uma ferramenta Creative Commons com destinos políticos, que pudesse expressar seus pensamentos para melhorar nosso País?

2 comentários:

Marcelo R. disse...

Li recentemente um artigo que trabalha fortemente o aspecto da colaboração e do compartilhar informações. Primeiro porque toda informação é deteriorável, em pouco tempo o que você sabe já se tornou obsoleto, e segundo enfatiza muito do que seu texto nos diz, que é: "Trabalhe duro e, principalmente, compartilhe o que você sabe, que o sucesso é conseqüência." Essa é a base de um novo tipo de competição, apoiada na colaboração e que está tomando conta das empresas. Ironicamente o título deste material é: "Como ser melhor que seu colega". Achei interessante compartilhar...
Marcelo Rodrigues

Edu@rdo Rabboni disse...

Marcelo obrigado pelo comentário, de fato essa afirmação guarda uma pérola, trabalhe duro como meta e o sucesso será consequência! Fantástico. Continue se sentindo em casa no MundoConectado.