domingo, novembro 15, 2009

Tempo dos Jetsons


Mesmo quem não teve a oportunidade que eu tive, de assistir aos desenhos animados dos Jetsons, no inicio da década de 70, deve pelo menos ter ouvido falar dos seus equipamentos e suporte para a vida no futuro. Fui apresentado aos comunicadores com imagens simultânea através desse desenho, e hoje a realidade das vídeo chamadas não só é página virada, como ainda por cima nem é muito usada pelos usuários, conheço várias pessoas que nem sabem como fazer uma vídeo chamada pelo celular, e não vêem necessidade de aprender.
Ainda não temos o tele transporte e nem os robôs são tão comuns em nossos lares e nem tão simpáticos quanto a Rosie (lembravam do nome dela?).
Mas pelo menos a vida no espaço começa a aparecer em movimentos tímidos, mas já temos desde 98 uma estação espacial de baixa órbita em pleno funcionamento, sem contudo ter sido totalmente equipada, pois como está sendo montada no espaço as atividades são de uma complexidade tremenda.
Chama-se ISS (sigla para International Space Station) e resulta de acordo de investimento e pesquisa de vários países, liderados pelos Estados Unidos. Tendo sido gasto até o momento US$ 100 Bi, nos diversos lançamentos e pesquisa sobre essa estação. Ao final ela terá dez unidades habitacionais, além de espaço para laboratórios, convivência e trabalho. Por ser de baixa órbita (360 km de altitude) pode ser vista a olhos nus, já que circunda mais de 15 vezes o globo terrestre diariamente.
Poderá ser utilizada no futuro como ponto intermediário para tripulantes em viagens mais longas.
Ainda não temos muitas iniciativas quanto ao lixo espacial, já que não estamos dando conta sequer de tratar o lixo cá na Terra mesmo, Copenhague que o diga, mas há que se preocupar com o tanto de material que temos deixado também no espaço, ou será que se isso algum dia cair aqui na Terra, não sendo na minha cabeça... Acho que temos que abrir mais esse tema para podermos discutir com mais propriedade, não é mesmo?.

2 comentários:

Tiago Soares da Fonseca disse...

Fala Edu, é verdade mas poucos estão preocupados em criar debates sobre lixo espacial, efeito estufa, preservação da natureza entre outros, já que cuidar do bem estar pessoal é hoje mais importante para os lideres mundiais que cuidar do bem estar coletivo. E assim caminha a mediocridade. Um abraço. Tiago
(Blog Só Alegria - http://tiagosoaresdafonseca.blogspot.com/)

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá Tiago, é verdade, acho que esse tema merece um post inclusive. Li que já temos mais de 15 mil objetos no espaço entre lixo, satélites, pedaços de satélites e outras porcarias espaciais. No mês passado teve um simpósio na Coréia e um dos painéis tratou exclusivamente do tema como tratar do lixo espacial, e o pior é que não chegaram a conclusão nenhuma, não se sabe até o momento como tratar desse tema. Seja sempre benvindo no MundoConectado.