domingo, novembro 29, 2009

Meta-se com o seu negócio!


É comum continuar a receber comentários mesmo de artigos mais antigos, e por definição do início deste Blog, nunca deixo nenhum sem resposta, mas confesso que o comentário que recebi ontem me deixou pensativo, era sobre um artigo escrito em janeiro de 2007, onde discutia a respeito do fato das ondas emitidas por aparelhos celulares fazerem mal a saúde ou não, dizia o comentário: “ O colega deveria se restringir a sua área de atuação que não é a medicina!...”.
Não fiquei grilado com a crítica, até porque o objetivo do Blog é esse mesmo, o de provocar a discussão, como forma de tentarmos melhorar de alguma forma a realidade que nos cerca, mas fiquei pensando se devemos ou não metermo-nos com o que não nos diz respeito...será?
Dei uma browseada no MundoConectado, e descobri vários pontos que pareciam novidade à época da publicação, mas que no momento já estão totalmente superados, veja o exemplo dos celulares, quando voltei de Barcelona em março de 2007 publiquei que o mundo já contava com mais de 2,5 bilhões de celulares, e que chegaria ao próximo bilhão até 2010, pois bem, os dados de ontem davam conta que já existem no mundo mais de 4,5 bilhões de celulares, ou seja, a quantidade de celulares já se aproxima de 70 % da população do mundo.
Em vários artigos comentei da velocidade da mudança, das inovações tecnológicas e das capacidades de transporte e de processamento que demandam. Novamente um dado recente me surpreendeu, soube que a capacidade de transporte das fibras mais modernas já ultrapassa os 400 Terabits/s, ou seja seria possível transportar todo o acervo da maior biblioteca do mundo, a do Congresso Americano, com mais de 130 milhões de volumes, em apenas 2 segundos!
E com toda essa conectividade, a velocidade com que novas ciências são descobertas, os novos cursos que são criados nas universidades anualmente, a velocidade com que absolutamente tudo em matéria de conhecimento e tecnologia evolui, ainda assim ousar pensar em meter-me apenas com minha área de atuação? Nem a pau Juvenal! Que me desculpe o meu colega e leitor deste Blog.

6 comentários:

Dani disse...

Pode nao ser a sua area de atuaçao, mas é a sua saude que està em jogo, ou seja, de total interesse seu e de todos os seus leitores (que muito provavelmente usam um celular). A maioria de nòs nao atua "na politica" mas, falamos, criticamos e discutimos sobre ela, e com razao! Ou devemos deixar tudo acontecer sem fazer nada somente porque nao é nossa area?! Nòs somos os principais afetados e interessados! Parabéns pelo artigo e apoio: Meta-se com uma area que nao é a sua!

Tiago Fonseca disse...

Área de atuação? Muito bem, publiquei um artigo no meu Blog sobre o fim do diploma de jornalismo, no qual critico veemente aqueles que ousam tecer noticias sem previo conhecimento. Mas todos nós somos capazes de ler,entender,estudar e tecer nossos próprios comentários sobre todos os temas. talvez não queiramos com isso sermos especialistas de temas, mas criticos sobre todo e qualquer tema de interesse público. Um abraço Edu.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Dani, esse enfoque seu é interessante, que atire a primeira pedra quem não ve na sua própria saúde uma área de seu interesse...e parabéns pelo ikaro.net, continua excelente.
Permaneça conectada.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu Tiago, o jogo é esse mesmo, vemos e ouvimos de tudo, e às vezes, emitimos nossas opiniôes. Será que se fizéssemos isso mais vezes (emitir nossas opiniões) o mundo não seria um pouquinho diferente? Grande abraço

Alexandre Rabboni disse...

Se tem uma área que sofro é o nosso velho e bom Português, não o da padoca que continua fazendo aquele queijo quente saborosíssimo em que limpa a chapa com o meu lanche, saúde!!!. Falo da língua portuguesa, e no teu artigo escapou um "nem a pau JUNENAL". Agora meter-se em outra área, as melhores iniciaticas que tomei contato na área de saúde ultimamente, vieram de um publicitário, o Valdir Cimino do www.vivaedeixeviver.org br e de um ator, o Wellington Nogueira do www.doutoresdaalegria.org.br
Querido continue transitando nas mais diversas áreas, pois precisamos de gente e não de técnicos. Beijos

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Ale, esse "Juvenal!!!". Quanto a precisarmos de gente ao invés de técnicos, tenho como exemplo o Zumbi, presidente da associação de moradores Vila Esperança. Para quem não sabe é aquela comunidade que fica no meio do morro da Serra do Mar, e que quando estamos próximos a Cubatão enxergamos no meio do nada. Estivemos com ele essa semana. A sua inventividade para lidar com os problemas que aparecem em uma comunidade com mais de 18 mil pessoas, com infraestrutura mínima e além disso sem o menor apoio das "otoridades" é incrível. E quando comparado aos problemas que enfrentamos dirigindo uma companhia de verdade ele retrucou, é mais ou menos a mesma coisa, são problems de todo o tipo, a diferença é que não posso demitir ninguém. Mas não tem problema, Jesus Cristo montou a pior equipe do mundo para provar que temos mesmo é que trabalhar com as pessoas, e não nos esquecermos delas. É nóis, abraços mano.