terça-feira, maio 18, 2010

Inovação


Muito se fala em inovação e várias empresas colocam em seu credo alguma visão voltada para inovação. Elas estão certas ao fazer isso, pois é a melhor forma de estarem preparadas para o futuro, ou melhor, é a melhor forma de criar o futuro.
Dentre as iniciativas de inovação que se conhece, temos que destacar o modelo da 3M, reconhecida globalmente como case de inovação, empresa que coloca em seu planejamento estratégico e no objetivo de seus executivos que 20% de seu faturamento anual virá de produtos inovadores (que não existiam no seu portfólio no ano anterior).
Visitando a home Page da 3M, temos a impressão de estarmos diante de um laboratório de inovação aplicada, pois todos os estímulos são em prol da inovação. Baseam-se na metodologia Scamper (Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Pesquisar, Eliminar e Reorganizar).
É fácil colocarmos em nossa missão estratégica alguns planos voltados para a inovação, transformá-los em realidade é bem mais complexo, pois está intimamente ligado com a cultura da empresa e mesmo com a capacidade das pessoas que executam suas atividades do dia a dia de lidarem com o novo o tempo todo. Você já não se deparou com o questionamento sobre porque inovar se o que estamos fazendo está dando certo alguma vez na vida? Pois então, essa é uma receita de como não se deve agir, pois é uma iniciativa (aliás acho que é uma acabativa...) que não favorece o novo.
Voltando ao site da 3M, notamos que existem documentos para downloads, cases de sucesso, links para empresas parceiras, técnicas de inovação, seminários de inovação e mesmo estudos de outras empresas que souberam inovar. É claro que nem todas as organizações precisam ter o eixo de inovação tão acentuado como a 3M, mas nem por isso precisamos estar amarrados com uma bola de ferro ao pé, onde se lê “aqui nada se muda, já que está dando certo, permaneceremos assim”. Pelo contrário, devemos estar o tempo todo antenados com o que está acontecendo no cenário global e principalmente entender o que está dando certo e que tem potencial de ser aplicado a nossas organizações.

3 comentários:

Valter Fonseca disse...

Edu, exite um site muito interessante e bom com uma biblioteca de inovação tecnológica que algumas vezes eu consulto como curioso:
http://inovacaotecnologica.ibict.br

Valter Fonseca disse...

Edu, exite um site muito interessante e bom com uma biblioteca de inovação tecnológica que algumas vezes eu consulto como curioso:
http://inovacaotecnologica.ibict.br

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pela dica Valter, não conhecia este site, muito bacana. Estamos esperando vocês aportarem por essas bandas ok? Abraços e sinta-se em casa no MundoConectado.