domingo, setembro 26, 2010

Novos modelos de negócio


Vendo a lista divulgada recentemente na Forbes, descobri que Mark Zuckerberg (um dos fundadores do Facebook) está entre as 40 pessoas mais ricas dos Estados Unidos, com uma fortuna em torno de 7 bilhões de dólares, já tendo passado personalidades importante do mundo da tecnologia, como Steve Jobs por exemplo, o lendário fundador da Apple.
Como um negócio baseado em redes sociais, que a rigor quando foram idealizadas não geravam um único centavo de receita, apenas custos e investimentos, conseguem ser tão ou mais lucrativos que negócios sólidos e de sucesso como a Apple?
São as características do que chamamos da era do conhecimento, onde o conhecimento e a inovação aplicados aos negócios valem mais do que fábricas e maquinaria pesada.
O negócio de conteúdo na internet apenas iniciou sua jornada. Se fosse um jogo de futebol de noventa minutos, certamente não teríamos nem entrado em campo, face ao espaço que ainda temos por desenvolver, mas já vemos modelos interessantes e rentáveis de negócios na área de conteúdo na internet, conhecidos como OTT (Over The Top) uma vez que rentabilizam ganhos sobre investimentos que não lhes pertencem, neste caso as redes de banda larga que transportam seus conteúdos gratuitamente.
Recentemente tomei conhecimento de um site que funciona como uma rede social de escritores e leitores, trocando informações sobre boas dicas de leitura, mas com uma grande diferença, através deste site um autor (conhecido ou não) pode enviar seus textos para que sejam publicados de maneira virtual ou impressos em livros tradicionais e vendidos através deste site, que faz as vezes de editora, revendendo os livros para estes autores e depositando em suas contas correntes o valor resultante das vendas, trata-se do Bookess.
Também conhecemos o Kmisetas, site especializado em fabricar camisetas de acordo com as estampas e figuras enviadas pelos compradores, você diz como quer suas camisetas e elas são enviadas a sua residência em até 24 horas. Isso para não falar da Zazzle, que além de permitir que você crie suas camisetas personalizadas com as estampas que quiser, ainda as coloca a venda, revertendo parte dos ganhos para os criadores da estampa.
Quando estava na faculdade de Engenharia Industrial, o grande sonho de todo estudante de engenharia era abrir uma empresa ou trabalhar em uma empresa grande e sólida, onde pudesse se desenvolver ao longo de sua carreira profissional, atualmente já não é tão fácil aconselhar nossos filhos sobre que caminho profissional seguir. O ponto positivo é que com toda essa inovação a economia vem crescendo e, o que é o principal, permitindo que boas idéias cresçam e se desenvolvam!

4 comentários:

Felippe Wildhagen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felippe Wildhagen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felippe Wildhagen disse...

Concerteza a tendência dos novos estudantes é se apegarem a empresas que tenham além de uma boa perspectiva de futuro, também boas idéias e ambições que atendam as necessidades intelectuais de seus futuros profissionais.
Devido a facilidade de informação hoje em dia, através do pai google, vamos ter novas idéias, modelos de negócios, tecnologias, inovações...
É sempre muito bom visitar o seu blog Rabboni e aprender sobre as novas tecnologias.
Um abraço e sucesso sempre...

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pela visita e comentário Felippe, também tenho acompanhado suas notícias na Blogosfera. Abraços e permaneça Conectado!