segunda-feira, dezembro 20, 2010

Viabilizando a domótica


A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com Robótica (controle automatizado de algo).
Esta é a definição que encontrei para Domótica no Wikipedia. Não sei vocês, mas eu quando li, não pude deixar de pensar na casa dos Jetsons, onde tudo funcionava de forma automática, de acordo com nossas necessidades.
Essa imagem da casa dos Jetsons é antiga em minha memória, já tem quase quarenta anos, e de lá para cá, muita coisa tem evoluído, mas de forma isolada e não integrada.
Agora surge um projeto com esse objetivo, trata-se do projeto Hydra, desenvolvimento em Linux de um middleware que fará a integração de diversos eletrodomésticos e sistemas residenciais, visando a integração e automação residencial.

É importante entender que o fato de ser um middleware (programa de computador que faz a mediação entre os pragrama e os diversos aplicativos existentes) e estar sendo desenvolvido em Linux (software llivre) representam uma grande vantagem para o projeto Hydra, pois garantem que ele conseguirá interagir mesmo com elementos e sistemas mais antigos de nossos lares, e pelo fato de estar sendo desenvolvido em Software Livre possibilita uma distribuição mais democrática e com soluções de problemas de forma mais rápida e participativa.
Neste projeto estão previstos diversos sistemas de integração residenciais, dentre eles os de leitura de água e luz, permitindo que através de integração dos medidores com seus eletrodomésticos saiba-se exatamente a melhor forma de utilizá-los e consequentemente economizemos energia. Também estão previstas a interligação de diversos elementos como sistemas de alarme, telecomunicações, sistemas de som e entretenimento, games e até de dispositivos ligados ao nosso corpo, para permitir a telemedicina, onde determinados pacientes ou portadores de alguma doença que demande maior acompanhamento, pudessem ter vários de seus sinais (cardíacos, nível de glicose ou de gordura no sangue por exemplo) monitorados ininterruptamente por sistema inteligente ligado a alguma central de atendimento com médicos de plantão, para garantir toda a assistência necessário em caso de qualquer necessidade ou emergência.
Só não conseguiram resolver quem fará o papel da Rose, aquela simpática empregada doméstica robô da série Jetsons!

Nenhum comentário: