sexta-feira, dezembro 31, 2010

Pope2You


Escrevi um texto em junho deste ano, que denominei mudança de hábito, e em função do tema, que citava vários exemplos de hábitos que vem mudando em nossa vida cotidiana, utilizei uma foto de uma freirinha, muito simpática por sinal, utilizando um computador pessoal. A foto de uma freira utilizando recursos de informática foi escolhida em função da igreja representar, no meu entender, a instituição mais conservadora da história da humanidade, e portanto, não muito voltada a inovações tecnológicas. Ledo engano!
Neste Natal o Vaticano disponibilizou a transmissão da Missa do Galo em streaming de vídeo para visualização via internet e até com suporte específico para iPhone.
Também através do site pope2you, é possível acompanhar textos publicados por Bento XVI, enviar-lhe cartões de natal, ouvir suas missas, ver fotos e vídeos e até adicionar aplicativos específicos para facebook, sem falar das visualizações em tempo real da Praça de São Pedro, nada ultrapassado não é mesmo?
Falar que o atual Papa vem mudando e modernizando o conceito de tecnologia dentro do Vaticano seria no mínimo tendencioso, pois essa onda começou muito antes, ainda com o Papa João Paulo II, que em 2001 participou pela primeira vez da cyberhistory, quando publicou documento oficial na internet convidando a igreja de todo o mundo a se “lançarem ao mar” da internet, para acelerar a evangelização no mundo.
E pensar que até hoje ainda existem empresas que não estão na internet ou continuam analisando a conveniência de entrarem de vez no MundoConectado da Internet, utilizando-se dos mais diferentes recursos atualmente disponíveis para redes sociais.
E você? Onde você está? E se não está na internet, onde você está?

2 comentários:

Unknown disse...

Sou aficcionado por livros de história antiga e medieval e concordo com seu pensamento inicial sobre a instituição Igreja. Talvez ela esteja tentando mudar esta imagem conservadora, mas pode ter certeza de que não é um movimento de dentro para fora e sim o contrário....

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentario Germano, acho que voce tem mesmo razao, provavelmente a pressao maior tenha sido a de fora. Grande abraco e nao deixe de nos dar algumas dicas sobre leituras de historias antigas e medievais, muitas pessoas tambem sao ligadas nestes temas :-)