sexta-feira, novembro 28, 2014

Drone entregando o que você não pediu...

Jeff Bezzos, presidente da Amazon, declarou no ano passado que já solicitou autorização para iniciar teste piloto de entrega de mercadorias de até 2,3 kg através de Drones, que percorreriam somente centros Urbanos, com percursos inferiores a 16 km (esses números cobrem aproximadamente 86 % da maior empresa do mundo de varejo online).
É claro que a autorização para utilização deste meio de transporte, caso seja de fato liberada, demorará ainda alguns anos, mas é de se esperar, que a tecnologia, caso viesse mesmo a ser utilizada, alcançasse escala para ter seu custo barateado, de forma a viabilizar um transporte mais seguro, e isento de poluentes, pois tratam-se de motores elétricos.
Agora imagine que combinação bacana, unirmos a agilidade e a praticidade de usarmos drones para entregas, associado à facilidade de análises de perfis de uso (analytics e BIG DATA na veia), de forma a conseguirmos entregar algo que você não pediu. Ou seja, analisando seu perfil de consumo, seu poder aquisitivo e a disponibilidade de ofertas dentro do segmento que mais lhe interessa, ao invés de fazer as indicações sobre itens que poderiam lhe interessar (coisa que qualquer site de compras já faz) mandarmos entregar, diretamente à sua casa, uma oferta customizada, antecipando-se a uma necessidade ou vontade, ainda não expressa, já pensou nisso? Do ponto de vista tecnológico isso já é plenamente possível e se cruzássemos dados estatísticos poderíamos ter altos índices de acerto no que chamamos de NBO (Next Best Offer), é chutar e correr para o abraço, gol na certa!

 De novo, quem viver verá!

2 comentários:

Unknown disse...

Bacana o blog, especialmente esta postagem. Ainda não vi os textos além dos de 2014 e 2015, mas com certeza está aprovado. -Bernardo.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pela visita e pelo comentário Bernardo. Volte sempre, um abraço.