segunda-feira, janeiro 15, 2007

iPhone - a melhor inovação da Apple


Publiquei em agosto do ano passado neste jormal e no Blog MundoConectado (http://www.mundoconectado.blogspot.com/) um texto que abordava a convergência digital a partir dos aparelhos celulares, já que eles vêm abrangendo diversos usos, dentre eles câmera digital, tocador de música digital, agenda eletrônica, acesso a Internet e e-mail além de jogos e uma série de outros aplicativos que aumentam dia-a-dia. Pois na semana passada Steve Jobs, co-fundador e CEO da Apple, anunciou o lançamento comercial do iPhone, a evolução dos tocadores de música mais populares no mundo, os iPod, adicionado de uma série de facilidades, incluindo a de aparelho celular. Parece que será outro sucesso dessa empresa que utiliza a inovação, design e facilidade de uso como seus diferenciais competitivos.
Apesar de já existirem mais de uma centena de aparelhos celulares com funcionalidade de tocadores de música, esse será o primeiro tocador de música com funcionalidade de celular, e para ilustrar a inovação contida nesse lançamento, foram mais de 200 registros de patentes durante o desenvolvimento do iPhone, tamanha é a inovação oferecida, na forma de utilizar o celular ou abrir os aplicativos, já que ele não conta com os tradicionais botões, tudo é feito através do toque dos dedos na tela do aparelho, fácil não?
O que faz o sucesso desse tipo de aparelhinho no mundo todo? Acho que é a mistura na dose certa, de simplicidade de uso, um design que alia linhas simples e arrojadas ao mesmo tempo, que traz modernidade ao modelo e por fim uma filosofia de inovação que transborda de todos os produtos que a Apple coloca no mercado, seja na maneira simples de utilização, nas cores, nos aplicativos e até na embalagem que o acompanha. Quando abrimos um produto Apple, as diversas faces da caixa vão nos preparando para o que encontraremos no seu interior, um show de inovação.
O preço ainda é salgado para nosso mercado, possuirá duas versões, com preços de 500 e 600 dólares. É o valor equivalente à celulares do tipo smartphone que existem no mercado brasileiro.
Espero que essa onda de inovação tenha chegado para ficar, e que o lançamento do iPhone provoque uma reação nas empresas concorrentes da Apple, de forma a que sejamos brindados cada vez com dispositivos mais modernos, mais avançados e claro, mais fáceis de usar, já que ler manual de aparelho, como dia minha filha, ninguém merece!

2 comentários:

Anônimo disse...

Edu, o que achei mais interessante no lançamento da apple é que quem lançou um aparelho convergente não foi um fabricante de celular, o que me fez pensar sobre a pergunta que sempre ouço: "o aparelho celular será o aparelho convergente, que trará todas as outras funcionalidade?". Acho que a pergunta agora é mais como: "quais funcionalidades farão (ou fazem parte) de um terminal convergente?".
E nesse sentido, como você bem disse, entram concorrentes como a apple, palm, HP, Sony Ericsson, etc. E além da certeza de que a Apple será um grande player nesse mercado pela sua capacidade de inovação e de facilitar a vida do usuário, fica a expectativa se veremos grandes fusões e aquisições neste setor.

Um abraço,

Edu@rdo Rabboni disse...

Concordo contigo Carulla, é por aí mesmo. Não por acaso a Nokia vem dizendo que seu negócio futuro é música, e não telefonia! E os movimentos da indústria em geral mostram claramente isso. Quando falamos em convergência, enxergo diversas oportundiades de players importantes e bem posicionados no mercado levarem vantagens com suas marcas e produtos, acabando por "engolir" outras marcas e produtos eventualmente de menor expressão. Quando misturamos usos ocorre isso, vemos um equipamento originalmente destinado a entretenimento através de música, colocar em estado de preocupação as empresas que fabricavam outro tipo de equipamento, mas que por conta da convergência passarão a competir entre si. Fica mais divertido não? Abraço e obrigado pelo comentário, sinta-se em casa!