domingo, janeiro 07, 2007

Mais facilidades em fotos digitais


Com o avanço das máquinas fotográficas digitais, (a previsão é que no Brasil em três anos as máquinas digitais suplantarão as convencionais) crescem na mesma proporção os serviços que são disponibilizados para facilitar a vida dos fotógrafos, amadores ou não.
Existe uma infinidade de sites na Internet (http://www.gigacolor.com.br/, http://www.abafilm.com.br/, http://www.datapixcell.com.br/, etc), através dos quais é possível enviar o arquivo de suas fotos por e-mail e receber as fotos impressas, no tamanho pretendido, no conforto de sua casa.
Os grandes provedores de acesso a Internet também disponibilizam álbuns de foto para que possamos compartilhar nossas fotos com amigos e familiares, sem falar nos Fotologs que permitem além da publicação das fotos, que agreguemos comentários às mesmas, o que torna o processo mais divertido e interativo.
Ainda existe uma série de facilidades que começam a ser exploradas, relativas a troca de arquivos de fotos, seja através de softwares específicos, ou mesmo através de dispositivos com ou sem fio, como o Ipod da Apple ou o Zune da Microsoft, que permitem que troquemos fotos com nossos amigos de forma facilitada.
Com o aumento do uso de fotos digitais, aumenta também a necessidade de utilizarmos softwares que nos facilitem encontrar as fotos em nossos computadores, pois após algum tempo de arquivamento podemos facilmente contar com milhares de fotos, e sem algum aplicativo que facilite nossa vida, achar aquela foto do aniversário de nossos filhos pode se tornar muito difícil.
A Kodak vem se posicionando de forma inovadora nesse mercado, haja vista que seu principal produto, rolos de filme fotográfico, teve uma grande queda, já venderam mais de 90 milhões de rolos ao ano e atualmente comercializam algo em torno de 45 milhões de rolos.
A primeira novidade já foi lançada através da máquina DC290, que possui além das facilidades normalmente encontradas em câmeras digitais, também um sistema de posicionamento global por satélite, mais conhecido como GPS, ou seja, toda foto que é batida registra hora e local exato, assim depois podemos achar determinada foto pelo lugar onde foi tirada, por exemplo, podemos localizar em nosso computador aquela série de fotos tiradas nas férias de 2001 na praia de Ubatuba...
Outra facilidade avançada, ainda em fase de desenvolvimento, é um software que reconhece a fisionomia das pessoas nas fotos, assim podemos localizar todas as fotos existentes em nosso computador que contenham alguma pessoa em especial. Poderíamos localizar, por exemplo, todas as fotos que tivessem nossos filhos, esposa, namorados, etc, fantástico não? Então vamos aos “clicks”.

Nenhum comentário: