segunda-feira, abril 30, 2007

Colocando em prática a teoria


Já havia comentado nesse espaço sobre duas novidades que vinham sendo preparadas: uma na área de telefonia móvel celular, que era a possibilidade de efetuarmos pagamentos através de nossos celulares e a outra uma novidade em Internet, que era a volta dos inventores do Kazaa (programa para troca de músicas pela Internet) e do Skype (programa de voz sobre Internet) que estavam lançando um novo programa que se chamava Joost (www.joost.com), e que servia para colocar-se conteúdo televisivo na Internet. Nessa semana tive a oportunidade de testar ambas as tecnologias na vida real.
O sistema de pagamento através do aparelho celular é rápido, funcional e seguro. Após comer uma pizza com minha família, avisei ao garçom que faria o pagamento utilizando meu celular, ele me perguntou o número do mesmo (anotou na palma de sua mão...) e em seguida recebi uma mensagem de texto informando que uma transação de pagamento do restaurante em questão estava sendo realizada com meu celular, no valor de minha conta e solicitando minha autorização, inseri minha senha e em seguida recebi uma outra mensagem dizendo que a transação havia sido efetuada. A operação toda foi mais rápida do que passar um cartão de crédito e mais seguro também, pois ninguém manuseou minha senha ou meu cartão de crédito. Eu poderia ter solicitado a pizza de minha casa, e nesse caso pagaria exatamente da mesma forma, já que a transação é feita pelo celular e não de maneira local, assim ao solicitar a pizza, já receberia uma mensagem dizendo o valor da compra e teria a opção de autorizar o pagamento imediatamente.
Se por um lado a experiência de pagamento com o celular foi positiva, não posso falar a mesma coisa da minha experiência com o Joost. Esperei pela minha senha de utilização por mais de um mês, e ontem resolvi ver com funcionava, fiquei decepcionado! Em primeiro lugar o programa exige muito mais velocidade de conexão do que os similares do tipo YouTube, segundo eu esperava encontrar conteúdo aberto de TV, colocado no ar pelos próprios usuários, na realidade tratam-se de conteúdos restritos, de exibição limitada à região em que se assiste. Até os DVDs que utilizamos atualmente em nossas casas já estão capacitados a lerem filmes e shows do mundo inteiro, já na contra-mão da história, o Joost limita determinados conteúdos a determinadas regiões. Quem está errado, eu com minha expectativa de cliente ou os criadores do programa? Experimentem vocês essas duas novidades que tornam o mundo cada vez mais conectado!

Nenhum comentário: