sexta-feira, abril 06, 2007

Rafinha


Já conversamos aqui nesse espaço sobre o Youtube, site da Internet recentemente adquirido pelo Google que permite que milhões de internautas publiquem seus vídeos para que o mundo inteiro os veja. Pois foi no Youtube mesmo que meu irmão me mostrou um vídeo interessantíssimo sobre um personagem especial, o Rafinha (http://www.youtube.com/watch?v=JMRF_ZXms9E). Esse vídeo produzido por uma agência de comunicação integrada, a TV1 (www.tv1.com.br) já foi visualizado milhares de vezes, e mostra a vida e o perfil do Rafinha, ele é uma pessoa que nasceu em uma era em que tudo é conectado, já conheceu a Internet através da banda larga, não compra CDs, pelo contrário os compartilha com seus amigos através da Internet e de sites especializados, também não assiste TV, mas sabe de tudo através da Internet, de onde fica atualizado com tudo que acontece no mundo todo. Não utiliza enciclopédias em papel (aliás o que é mesmo uma enciclopédia em papel?) ele conhece e colabora ativamente com a WIkipedia (www.wikipedia.org), nasceu em uma época em que as fotos são digitais, e de preferência tiradas com seu aparelho celular, a inovação para ele tem outro sabor, pois não conheceu o mundo das TVs em preto e branco e que ainda por cima era censurada, da escolha entre dois únicos partidos políticos pelo voto indireto, das filas para aquisição de linhas telefônicas, dos Long Plays tocados em vitrolinhas, a bem da verdade ele nem sabe direito para que serve um vídeo cassete...Ele faz parte da geração C (conteúdo, conectada e da colaboração). Essas três palavras fazem toda a diferença, pois são as responsáveis pela imensa quantidade de informações que são colocadas à disposição do mundo na Internet diariamente (sabemos que, a cada dezoito dias, colocamos em informações na Internet o equivalente ao que a população mundial levou cem anos para produzir no passado), para ter esse conteúdo todo e principalmente poder distribuí-lo, a conectividade é essencial. E a palavra da vez é colaboração, ou seja eu coloco algum conteúdo na Internet, que imediatamente é alterado e melhorado por você, que em seguida o disponibiliza para que mais alguém trabalhe sobre o mesmo, e assim por diante, de maneira interminável, o que vem garantindo qualidade às informações e possibilidades de expressão nunca vistas anteriormente.
Sejam bem vindos ao Mundo Conectado, o mundo dos “Rafinhas”.

2 comentários:

Alexandre Rabboni disse...

Bacana pois eu tinha te falado sobre um Rafinha, tambem uma figura interessante, mas conheci este outro num video bem bolado e mais que isso muito bem feito. Viva a comunicacao

Edu@rdo Rabboni disse...

Esse vídeo mostra um pouco do que está acontecendo às gerações de nossos filhos e sobrinhos, que não conheceram o mundo sem computadores, sem interação, sem a possibilidade de falar o tempo todo com o mundo inteiro...interessante pensar no que acontecerá quando essa geração assumir os nossos lugares no mundo dos negócios, quem viver verá. Obrigado pelo comentário!