domingo, junho 17, 2007

Tecnologia para quem?


A Microsoft Digital Advertising Solutions, conduziu uma entrevista recentemente, junto ao público jovem de oito países, o objetivo era verificar o relacionamento desse público com a tecnologia. Os resultados são muito interessantes.
Confirmamos o que já vínhamos ouvindo em outros estudos, que o jovem conhece mais termos técnicos que a maioria do público usuário de Internet, e que também gasta mais do seu tempo no computador pessoal do que frente a TV, até ai nada de novo.
A novidade foi descobrir que menos de 20% deles utiliza os termos “redes sociais”, “podcast” e pasmem, menos de 8% utiliza o termo “Web 2.0”. Esses resultados são contraditórios? Acho que não, senão vejamos:
O que chamamos de tecnologia na realidade tem esse sabor para nós, os chamados “velhos” para os jovens isso é apenas Blog, Stuff, Músicas, Orkut, favoritos e etc.
Fazendo um paralelo das inovações que vivenciamos há uns vinte ou trinta anos atrás, entendemos perfeitamente o que se passa na cabeça dos jovens. Quem se atreve a dizer a “tecnologia da TV em cores...” ou então que “a nova tecnologia do forno de micro-ondas...” na realidade essas novidades foram se instalando em nossas vidas, sendo que muitos de nós já nasceram frente a essa realidade, e portanto não nos acostumamos a entender esses termos como sendo “tecnologia”, fácil não?
Em compensação a grande maioria dos jovens entende a comunicação como sendo um misto de Messenger, e-mail, telefone celular, SMS. Utilizam regularmente organizadores e tocadores de música em seus PCs, nunca utilizam manuais, para nada (se um manual for necessário é melhor mudar de programa...) fazem downloads regularmente, ou seja tudo que para a minha geração é tecnologia.
É fácil de imaginar que para a geração que vem se familiarizando agora com tudo que temos na atualidade (atualmente os jovens tomam contato com a Internet já aos dois ou três anos) nem sequer pensarão em tecnologia, achando plenamente natural terem acesso a praticamente qualquer conteúdo instantaneamente, e de preferência de forma gratuita. Então pensar nessas novidades como sendo tecnologia é sinal de que o tempo está passando para nós, e por falar nisso, tecnologia? O que significa tecnologia mesmo?

2 comentários:

Alexandre Rabboni disse...

Meu querido irmão, tenho me esforçado para acompanhar o que essa turminha faz de maneira natural para se comunicar hoje em dia, mas ainda tenho uma inquietação, talvez porque não consigo fazer boa parte do meu trabalho sem estar presente na frente do meu paciente. A tecnologia nos ajuda muito e nos agiliza também, o que me preocupa é o limite entre se comunicar com todas essas facilidades e ao mesmo tempo não conseguir se comunicar ou se relacionar cara à cara, onde vamos muito além da palavra.
Vamos buscar a harmonia entre a tecnologia da comunicação e a saúde das relações.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Xandão, esse é o desafio, melhorarmos sempre a saúde das relações e estarmos sempre dentro do mundo, conectado ao mundo, para sabermos o que está acontecendo de mais importante (não tudo, mas o que for mais importante...), o resto vamos deixando passar....
E por falar em coisas importantes seu Blog está show de bola, parabéns!