domingo, setembro 09, 2007

Censura com "C" maiúsculo


Todos conhecem a wikipedia (http://www.wikipedia.org/), maior enciclopédia online e colaborativa do mundo, onde qualquer pessoa pode não só pesquisar mas também colaborar com o artigo que lhe parecer mais adequado, corrigindo ou acrescentando informações sempre que quiser.
O formato Wiki já ultrapassou em muito a própria wikipedia, e atualmente é utilizado nas empresas de gestão mais avançadas do mundo, para que seus funcionários tenham a possibilidade de interagir e trabalhar de forma colaborativa na elaboração de documentos e especificações diversas, mostrando-se ferramenta valiosa, também nesse campo.
Não é de se estranhar que seu uso esteja cada vez mais difundido e que todos estejam divulgando seu conceito certo? Errado! Na China proibiram o acesso e utilização da Wikipedia, por considerarem-na de conteúdo duvidoso e principalmente perigoso para a estrutura política do maior país do mundo. Ela foi liberada para consulta e uso em junho desse ano, e bloqueada mais uma vez no mês passado. Se no passado conhecíamos a Grande Muralha da China, vemos agora o Grande Firewall da China, conjunto de parafernália tecnológica utilizada para barrar o acesso de conteúdos considerados inadequados pelo Governo Chinês (tanto faz se pensam na emancipação do Tibet, conteúdo adulto ou temas políticos, todos são considerados inadequados).
Mesmo conhecendo a China, é difícil de acreditar em uma ação como essa em pleno século 21.
Dez em dez especialistas em planejamento estratégico vêm divulgando os novos tempos como a era do conhecimento, e algum governante ou sistema de governo resolve deliberadamente que ter acesso a informação de forma ampla, geral e irrestrita não é adequado.
A China é o maior participante do bloco conhecido como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), bloco esse que vem sendo alvo de investimento e expansão econômica por investidores do mundo todo, que vêm nesses países possibilidades de crescimento e retorno econômico maiores que nos países do velho continente. E como que o governo reage? Impedindo o acesso a um dos conteúdos mais democráticos da Internet. Como diz minha filha “ninguém merece!”.

2 comentários:

@JoseAdolfo disse...

Rabboni veja esse link http://www.weblivre.net/artigo/cultura-digital/nem-todo-o-site-pode-ser-20/

Acho muito interessante por se tratar de uma nova visão da web 2.0

abrs

zadojr.blogspot.com

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Adolfo.
O que a nossa amiga Ana constatou, e que também concordo, é que em um ambiente propício ao lançamento de milhares de novidades todos os dias, certamente haverão acertos em menor quantidade que erros, e uma das características que mais aprecio nesse novo mundo é o tal do "Beta-permanente" que permite que desenvolvamos coisas novas e melhoramentos o tempo todo. É claro que algumas plataformas, por características intrínsecas à sua arquitetura, não poderão mudar consideravelmente seu core, a ponto de tornarem-se mais amigáveis, nesse caso assisitiremos a mais um lançamento falho, ou aprendizado na internet, parece ter sido o caso do facebook, na ótica de nossa amiga Ana. Sinta-se em casa no MundoConectado!