domingo, outubro 28, 2007

Legal ilegal


Quem me conhece pessoalmente ou acompanha meus textos sabe de minhas convicções relativas ao que não é legal, como pirataria, contrabando e etc. Talvez eu seja uma das poucas pessoas que ainda adquire CDs e DVDs em lojas e sites especializados, pagando normalmente pelos mesmos e quando baixo músicas da Internet, o faço através do site http://www.esom.com.br/, pagando pelas músicas que adquiro.
Na semana passada me preparava para receber meu N95 da Nokia, um super aparelho, já preparado para terceira geração, com tecnologia Wi-Fi e preparado para navegação GPS (por satélite), pelo qual paguei mil e setecentos reais, quando um amigo me mostrou um Iphone recém comprado pelo mercado livre totalmente desbloqueado e com menus em português. O Iphone foi lançado primeiramente nos EUA e com a política de sempre estar disponível apenas em uma única operadora por país.
Essa foi a resposta do mercado a uma política da Apple totalmente contrária ao que estamos vivendo no mundo atualmente, onde tudo é disponível o tempo todo para quem quiser adquirir. Como então fazer o lançamento de um produto bloqueado para as demais operadoras, com uma política de exclusividade em todos os países? O que assistimos foi uma corrida intensa para que se conseguisse quebrar o código do iphone, e com o tempo foram quebrando um a um, cada um dos sistemas deste aparelho, e atualmente seu código esta na Internet, para que todos possam utilizá-lo.
Não estou aqui fazendo uma apologia a que saiamos adquirindo tudo que quisermos, sem pagar impostos, nem tampouco respeitando direitos autorias, mas também não dá para entender uma empresa mundial e globalizada como a Apple, que lança um produto com uma estratégia totalmente inconsistente com a era da informação e da conectividade que ora vivemos.
Atualmente qualquer ação de qualquer empresa é imediatamente notada, comentada e discutida imediatamente no mundo inteiro após a sua consecução, e quando na opinião do mercado essa ação é inadequada, começa uma reação em cadeia que tem o poder de atravessar o mundo em questão de horas. A pergunta que não quer calar é se a Apple, sabendo disso, aproveitou-se do fato para causar maior impacto no lançamento de seu produto, ou simplesmente ignorou o poder do mercado.

2 comentários:

Alexandre Rabboni disse...

Elementar meu caro irmão
a Apple se aproveitou para causar maior impacto no lançamento do seu produto.
Quanto a pirataria, estou com você, continuo pagando pelos CDs e DVDs originais, afinal que alimento queremos jogar para dentro de nós ? Sem falar no que oferecemos e esperamos de filhos e sobrinhos.
É lamentável, por exemplo, que "Tropa de Elite" tenha sido lançado estimando-se que 11 milhões de pessoas já tivessem assistido a uma cópia pirata, e pior, pessoas que tiraram onda por já ter visto o filme à meses...

Edu@rdo Rabboni disse...

Melhor que isso é ir ao cinema, o que fiz hoje com o Lucas,e ele dizer que o filme é tão legal que devemos comprá-lo. Pelo Submarino é claro...Como diz o Nascimento, ou voce se corrompe, ou se omite ou parte para a guerra, e o papo aqui no meu Blog é RETO!
Como sempre, sinta-se em casa Xandão.