segunda-feira, abril 30, 2007

Colocando em prática a teoria


Já havia comentado nesse espaço sobre duas novidades que vinham sendo preparadas: uma na área de telefonia móvel celular, que era a possibilidade de efetuarmos pagamentos através de nossos celulares e a outra uma novidade em Internet, que era a volta dos inventores do Kazaa (programa para troca de músicas pela Internet) e do Skype (programa de voz sobre Internet) que estavam lançando um novo programa que se chamava Joost (www.joost.com), e que servia para colocar-se conteúdo televisivo na Internet. Nessa semana tive a oportunidade de testar ambas as tecnologias na vida real.
O sistema de pagamento através do aparelho celular é rápido, funcional e seguro. Após comer uma pizza com minha família, avisei ao garçom que faria o pagamento utilizando meu celular, ele me perguntou o número do mesmo (anotou na palma de sua mão...) e em seguida recebi uma mensagem de texto informando que uma transação de pagamento do restaurante em questão estava sendo realizada com meu celular, no valor de minha conta e solicitando minha autorização, inseri minha senha e em seguida recebi uma outra mensagem dizendo que a transação havia sido efetuada. A operação toda foi mais rápida do que passar um cartão de crédito e mais seguro também, pois ninguém manuseou minha senha ou meu cartão de crédito. Eu poderia ter solicitado a pizza de minha casa, e nesse caso pagaria exatamente da mesma forma, já que a transação é feita pelo celular e não de maneira local, assim ao solicitar a pizza, já receberia uma mensagem dizendo o valor da compra e teria a opção de autorizar o pagamento imediatamente.
Se por um lado a experiência de pagamento com o celular foi positiva, não posso falar a mesma coisa da minha experiência com o Joost. Esperei pela minha senha de utilização por mais de um mês, e ontem resolvi ver com funcionava, fiquei decepcionado! Em primeiro lugar o programa exige muito mais velocidade de conexão do que os similares do tipo YouTube, segundo eu esperava encontrar conteúdo aberto de TV, colocado no ar pelos próprios usuários, na realidade tratam-se de conteúdos restritos, de exibição limitada à região em que se assiste. Até os DVDs que utilizamos atualmente em nossas casas já estão capacitados a lerem filmes e shows do mundo inteiro, já na contra-mão da história, o Joost limita determinados conteúdos a determinadas regiões. Quem está errado, eu com minha expectativa de cliente ou os criadores do programa? Experimentem vocês essas duas novidades que tornam o mundo cada vez mais conectado!

segunda-feira, abril 23, 2007

O Google já concorre com o seu negócio?


Soube nessa semana que o Google está lançando um pacote com aplicativos corporativos que se chama Google Apps Premier Edition, que inclui e-mail, calendário, aplicação para troca de mensagens, conversação instantânea, bem como processador de texto e planilhas. O principal apelo é o preço, ele sairá por 50 dólares por usuário ao ano, contra o valor de 500 dólares que é cobrado pelo Office 2007 da Microsoft. Mas que o Google concorre com a Microsoft nós já sabíamos, mas ele concorre também com as emissoras de TV, pois depois da compra do YouTube, agora exibem filmes pela Internet. Bem se você não é dono de uma emissora de TV (e não existem muitas por aí...) não há com o que se preocupar, certo? Errado! Eles concorrem também com as rádios, pois hospedam milhões de Podcasts, que são programas de áudio elaborados por pessoas independentes ou não e ficam disponíveis na Internet, também concorrem com editoras de livros e jornais, pois também hospedam milhões e milhões de Blogs, que de longe, são os textos mais lidos na Internet. O cerco está apertando, pois o Goolge já atua em muitas frentes, mas tem mais, muito mais. Também concorrem com praticamente qualquer loja que exista em seu bairro, pois através de anúncios vendem praticamente de tudo na Internet. Também disponibilizam informações extremamente precisas de satélites e de mapas gratuitamente na Internet, onde podemos ver até o telhado de nossa casa em uma foto tirada do satélite (coisa de ficção científica há uns dez anos atrás). Também possuem tradutores que trabalham através da Internet, obviamente de forma gratuita, traduzindo dezenas de idiomas. Concorrem com os provedores de Internet, pois fornecem hospedagem de páginas e serviços de e-mail, também gratuitamente. Concorrem com imobiliárias e lojas que vendem carros pois veiculam anúncios, aliás é o que fazem de melhor, vender o que anunciam. Concorrem com as empresas de telecomunicações, pois oferecem o Talk, que é um programa que permite que se fale pela Internet, gratuitamente é claro.
Fazendo uma análise mais aprofundada, descobrimos que os serviços oferecidos pelo Google não são gratuitos, na realidade eles são subsidiados pela receita advinda da venda do que é anunciado, ou seja exatamente a mesma forma utilizada há dezenas de anos pela televisão, a diferença é a eficiência com que a Internet permite que se faça essa operação de venda, por preços baixos. Depois de ler esse texto, você é capaz de dizer se o Google concorre ou não com o seu negócio? E se a resposta é não, até quando você imagina que continuará assim?

sábado, abril 14, 2007

Novidades da Europa


Esse post é curto, pois o faço da Europa. Estou em Paris, viajando e conversando com parceiros de tecnologia e outras operadoras daqui, sobre o que tem tido de novidade no mundo e de como estão as ofertas de inovações tecnológicas para o mercado. O que se vê aqui é a oferta de vídeo conjudada a voz e dados, ao valor mágico de 30 Euros. Nesse valor estão incluídos um pacote de voz (VoIP) ilimitada local, mais de cem canais de TV e Banda larga. Já vimos a Itália, Alemanha e França, conversamos com o Deutshe Telekon, FastWeb e France Telecom (atual Orange) e os desafios são os mesmos, como diferenciar-se pela qualidade do serviço, agregando conteúdo adequado e de qualidade a rede, saindo do lugar comum de ofertar apenas o acesso. Tudo isso de forma simples, sem complicar a vida dos clientes. As ofertas de convergência FIxo-Móvel (como a que registrei em um post anterior) já é realidade, principalmente na Orange, mas na semana que vem estaremos na Inglaterra, conversando com os executivos da British Telecom sobre os desafios dessa, que é uma das maiores operadoras (junto com Orange e Deutshe Telekom) da Europa. Volto com mais novidades, por enquanto sintam-se em casa no MundoConectado!

sexta-feira, abril 06, 2007

Rafinha


Já conversamos aqui nesse espaço sobre o Youtube, site da Internet recentemente adquirido pelo Google que permite que milhões de internautas publiquem seus vídeos para que o mundo inteiro os veja. Pois foi no Youtube mesmo que meu irmão me mostrou um vídeo interessantíssimo sobre um personagem especial, o Rafinha (http://www.youtube.com/watch?v=JMRF_ZXms9E). Esse vídeo produzido por uma agência de comunicação integrada, a TV1 (www.tv1.com.br) já foi visualizado milhares de vezes, e mostra a vida e o perfil do Rafinha, ele é uma pessoa que nasceu em uma era em que tudo é conectado, já conheceu a Internet através da banda larga, não compra CDs, pelo contrário os compartilha com seus amigos através da Internet e de sites especializados, também não assiste TV, mas sabe de tudo através da Internet, de onde fica atualizado com tudo que acontece no mundo todo. Não utiliza enciclopédias em papel (aliás o que é mesmo uma enciclopédia em papel?) ele conhece e colabora ativamente com a WIkipedia (www.wikipedia.org), nasceu em uma época em que as fotos são digitais, e de preferência tiradas com seu aparelho celular, a inovação para ele tem outro sabor, pois não conheceu o mundo das TVs em preto e branco e que ainda por cima era censurada, da escolha entre dois únicos partidos políticos pelo voto indireto, das filas para aquisição de linhas telefônicas, dos Long Plays tocados em vitrolinhas, a bem da verdade ele nem sabe direito para que serve um vídeo cassete...Ele faz parte da geração C (conteúdo, conectada e da colaboração). Essas três palavras fazem toda a diferença, pois são as responsáveis pela imensa quantidade de informações que são colocadas à disposição do mundo na Internet diariamente (sabemos que, a cada dezoito dias, colocamos em informações na Internet o equivalente ao que a população mundial levou cem anos para produzir no passado), para ter esse conteúdo todo e principalmente poder distribuí-lo, a conectividade é essencial. E a palavra da vez é colaboração, ou seja eu coloco algum conteúdo na Internet, que imediatamente é alterado e melhorado por você, que em seguida o disponibiliza para que mais alguém trabalhe sobre o mesmo, e assim por diante, de maneira interminável, o que vem garantindo qualidade às informações e possibilidades de expressão nunca vistas anteriormente.
Sejam bem vindos ao Mundo Conectado, o mundo dos “Rafinhas”.

domingo, abril 01, 2007

Convergência Fixo-Móvel


Acostumamo-nos a utilizar o telefone celular para ligar para um outro telefone celular, mesmo estando com um telefone fixo ao alcance de nossas mãos, e de forma análoga, as vezes olhamos na agenda de nosso aparelho celular, para então utilizarmos o telefone fixo. Por que fazemos isso? Porque fazer chamadas cruzadas (de fixo para celular ou de celular para fixo) custa mais caro. Esse cenário está mudando com o que chamamos de convergência Fixo-Móvel ou do inglês FMC (Fixed and Mobile Convergence, http://www.fixedmobileconvergence.net/).
Essa nova tecnologia nos permite utilizar nosso aparelho celular, independentemente de ligarmos para fixo ou para outro celular, e termos a certeza de estarmos pagando a melhor tarifa possível, e de forma análoga, ligarmos de nosso telefone fixo para um celular ou para outro fixo, deixando por conta da tecnologia a análise de sua ligação e a escolha do melhor número para receber a tarifação, fixa ou celular, pagando assim os preços mais adequados.
No mundo inteiro, as ligações entre redes distintas são mais caras, por exemplo, quando utilizamos nosso telefone fixo para fazer uma ligação para algum amigo ou parente no seu número celular, pagaremos mais caro por essa ligação do que se estivéssemos utilizando a telefonia celular diretamente. Isso porque estamos utilizando duas redes, a rede da telefonia fixa, de onde partiu a chamada e a rede da telefonia, e para remunerar as duas redes, a chamada acaba ficando mais cara.
Com a FMC, existe um dispositivo na rede, que analisa a origem e o destino das chamadas, e escolhe qual é a melhor tarifa a ser aplicada, porque não existe nada mais desagradável do que ficar se preocupando com a escolha da melhor maneira de utilizar seu telefone, pensando se estamos ligando para fixo ou para celular e então decidir sobre como faremos a ligação.
O principal objetivo da convergência é tornar a vida de quem utiliza a telefonia mais simples e mais fácil. Na seqüência serão desenvolvidos planos de tarifas que consigam colocar o cliente, no momento da chamada, no melhor plano possível, e também fazer a acomodação ao final do mês, analisando o total de chamadas de cada cliente, no plano que mais se adapte ao seu consumo. Ao invés de possuir um plano de 200 minutos o tempo todo, será possível ficar em um plano de 200 minutos nesse mês, aumentar o consumo no mês seguinte, reduzir no próximo e por aí vai, sempre tendo a certeza de estarmos no plano, automaticamente, que melhor nos atende do ponto de vista de perfil de uso e de tarifa, sem precisarmos nos preocupar.
Essa é a principal utilidade das inovações, tornar o nosso dia-a-dia mais simples e melhor de se viver.