domingo, janeiro 20, 2008

Tecnologia ou...


A vantagem de escrever sobre tecnologia e não sobre saúde, é que não preciso ser mais um dizendo a quantas anda a febre amarela ou a dengue no país, muito menos tendo que explicar como deixamos a situação chegar a esse ponto, desde que Oswaldo Cruz erradicou essas duas endemias no Brasil.
Pois bem, voltando então à tecnologia, sabemos que neste ano, o senhor Bill Gates se aposentará de suas atividades à frente da Microsoft, a maior empresa de software do mundo, que investe mais de 7 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento ao ano. Suas idéias e soluções renderam-lhe o título de homem mais rico do mundo, e uma posição de destaque de sua empresa no mundo dos negócios, posição essa que será difícil de arrebatar, haja vista que representa um modelo de negócio que ele mesmo criou, onde se vende uma expectativa de que receberemos mais facilidades na nova versão do software que temos, onde sequer utilizamos uma pequena parte do que já está disponível, que sabemos que assim que instalarmos a nova versão em nossas máquinas, várias funcionalidades não estarão operando adequadamente, fazendo nossos computadores literalmente pararem (são os chamados bugs), onde várias versões são “piratas” ou seja, são adquiridas de formas a não se pagar nenhum centavo para a empresa que a produziu, onde a sua principal concorrente é a Apple, uma das empresas mais inovadoras do mundo, e que mesmo assim, em um cenário tão adverso, consegue se destacar e liderar o mercado com folga.
Mas não queria falar da empresa, mas sim do senhor que a idealizou. Que errou inúmeras vezes, mas teve a perspicácia e a humildade necessárias para perceber seus erros e corrigi-los rapidamente, de forma a não perder as oportunidades que se lhe apareceram. Colecionou acertos, como a previsão da Internet móvel, do lançamento do X-BOX, do lançamento do MSN Messenger além do lançamento do Microsoft Internet Explorer, que dominou o mercado de navegadores de Internet, desbancando o Netscape. Da mesma forma colecionou oportunidades que poderiam ter sido melhor desenvolvidas, como o Zune que não conseguiu ser mais popular que o iPod, como o MSN.com que não ganhou do Google, como sua previsão de que o Spam seria resolvido até 2006 (nunca esteve tão forte, para nosso aborrecimento).
O engraçado é que esse homem, com tantos feitos para comemorar, vai deixar definitivamente o comando da Microsoft para se dedicar exclusivamente a atividades filantrópicas, através da fundação que leva o seu nome e o de sua mulher Melinda. Acho que nessa fase que se inicia é que veremos as melhores realizações desse grande homem!

4 comentários:

mistertube.blogspot.com disse...

Ele até já fez um vídeo de como seria seu último dia.

http://br.youtube.com/watch?v=aFk3rFYj-_E

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Tolstoy. O vídeo do último dia de Bill Gates mostra que podemos ser sérios sem sermos chatos, pois com uma sátira divertida e bem humorada de sí mesmo ele não se leva tão a sério e mostra ao mundo que está se preparando para uma nova fase em sua vida. Obrigado pela dica e sinta-se sempre em casa no MundoConectado.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Tolstoy. O vídeo do último dia de Bill Gates mostra que podemos ser sérios sem sermos chatos, pois com uma sátira divertida e bem humorada de sí mesmo ele não se leva tão a sério e mostra ao mundo que está se preparando para uma nova fase em sua vida. Obrigado pela dica e sinta-se sempre em casa no MundoConectado.

Anônimo disse...

Estou em casa. Tenho navegado muito nos blogs, e existe muita coisa interessante. No meu blog, nos favoritos, tem muita coisa boa. Dá uma passada lá!
www.mistertube.globolog.com.br/

Em tempo, acesse o arquivo http://www.enos.globolog.com.br/enois.ppt
Achei super interessante - sobre o poder dos consumidores na web 2.0

Abraços!