quarta-feira, janeiro 30, 2008

Nunca se perca


Conversava com meu amigo Leonardo Cardoso, criador do portal Zymboo (http://www.zymboo.com.br/) e da ferramenta de busca de rotas e mapas zymaps (http://www.zymaps.com.br) o quanto que os aplicativos de localização e mapas têm evoluído, em especial na Internet. Lembro-me de, quando adolescente e assistindo a filmes de agentes secretos, assistir a agências de segurança manuseando satélites e obtendo fotos de qualquer lugar do mundo. Aquilo era a mais pura ficção, principalmente se pensássemos na disponibilidade daquelas informações para o mundo todo, pelo custo envolvido em solução semelhante. Pois não é que entramos nesse novo século com a possibilidade de vermos qualquer lugar do mundo pela Internet, de graça e ainda com possibilidades de acrescermos rotas de origem e destino, bem como localizarmos estabelecimentos comerciais, notícias locais do endereço que buscamos, bem como pontos de interesse e turismo?
Em 2002 aluguei um carro na cidade de Atlanta e por apenas mais 17 dólares o veículo veio equipado com o “never lost” um equipamento que traçava rotas para destinos escolhidos, bem como calculava distâncias e tempo necessário para o percurso, e ia nos falando, através de uma voz feminina muito educada, quando tínhamos que virar à esquerda ou à direita, bem como recalculando a rota quando errávamos o caminho (nunca fui muito bom de direção...).
A Nokia, maior fabricante de aparelhos celulares do mundo percebeu o potencial dos aplicativos dedicados a navegação e adquiriu a Navteq por mais de 8 bilhões de dólares, como a consolidação de uma estratégia de se transformar em empresa de conteúdo e não apenas de aparelhos (foram mais de 20 empresas de conteúdo adquiridas somente em 2007). Com isso os usuários passaram a ter aplicativos poderosíssimos de navegação e localização baseados em sistemas satelitais do tipo GPS, de forma gratuita em seus celulares e dispositivos móveis, podendo ainda optar por pagarem uma mensalidade em torno de 30 reais por mês para terem inclusive o mesmo sistema que utilizei em Atlanta, onde um software analisa seus destinos, traça rotas e vai avisando passo a passo como chegar até determinado destino. Já temos alguns veículos no mercado nacional que são fornecidos com esse equipamento incluso. Estamos vivendo uma época de rápida evolução, onde o que existe de mais moderno no mundo inteiro propaga-se em uma velocidade incrível, e estamos apenas no começo dessa mudança toda, temos muito mais ainda por ver.

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde Eduardo.
Primeiramente gostaria de agradece-lo por mencionar o Zymaps em seu Blog. Com certeza a tecnologia que abrange o serviço de mapas on-line e a mobilidade, são as grandes apostas para o futuro tecnológico. É muito interessante perceber que muitas empresas já estão tendo esta visão e com isso o usuário só tem a ganhar. Pode-se perceber claramente isto em seu texto, quando você menciona os acontecimentos em sua viagem a Atlânta.
O Zymaps hoje, aposta nisto. Queremos levar nossos "clientes" aonde eles querem ir, da forma mais prática e fácil.
Hoje possuimos o serviço de mapas online, mas em breve iremos migrar também para a tecnologia 3G.
Coloco-me a disposição para qualquer dúvida ou sugestões para nossos produtos (Zymaps, Zymboo e SearchNow).
Mais uma vez muito obrigada.
Abraços e até breve.

Fernanda Resende

Unknown disse...

Olá Eduardo, primeiro gostaria de agradecer pela postagem ressaltando a nossa ferramenta de mapas. Trabalho na empresa, e sei o quanto essa ferramenta é importante para nós usuários. Também sou péssima com caminhos, e a ferramenta pra mim é de grande valia. É bom ressaltar que, o zymaps não é só um localizador, porque tudo que precisamos esta sendo disponibilizado num só lugar. E para que nós como usuários tenhamos cada vez mais informação, fazemos testes diários, com novas ferramentas acopladas ao mapa, e isso tudo é testado com cada funcionário, em palms e celulares. E o diferencial de tudo isso é a gratuidade do serviço.
Abraços
Michelle

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Fernanda, pelo que conheci do Zymaps acho que é merecido estar na primeira colocação no iBest, ele possui uma boa usabilidade e é intuitivo, segredos para uma boa ferramenta na internet. Um abraço e seja bem vinda no MundoConectado.

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Michelle, os usuários de internet sempre esperam inovação o tempo todo, sem contudo sentirem-se perdidos no portal, de forma que possam sempre localizar o que procuram, de forma rápida, simples e de preferência que tenha uma boa experiência no uso. Isso faz toda a diferença. Parabéns pelos resultados alcançados e sinta-se em casa no MundoConectado!

@JoseAdolfo disse...

GPS gratis? Como?
abrs

Edu@rdo Rabboni disse...

Adolfo bom dia!
O sinal de GPS é totalmente gratuíto, não se paga nada por receber os sinais enviados pelo espaço dos satélites que cobrem o mundo todo (se não me engano são 13 satélites que atualmente enviam sinal para a Terra). O valor da mensalidade normalmente agregada aos programas de navegação é por conta dos mapas e programas de orientação, que fazem uso do sistema GPS, mas não se paga pelo sinal GPS propriamente dito. Assim se você adquirir um sistema GPS para determinar latitude e longitude de determinados endereços, como o que utilizamos no licenciamento de estações de telefonia celular, não pagará nada pelo recebimento de sinais satelitais. Abraço e sinta-se sempre em casa no MundoConectado.