segunda-feira, setembro 15, 2008

Computação Filantrópica


Semana passada participei do IBM fórum 2008, e tomei conhecimento, de um conceito novo para mim, trata-se da computação filantrópica. Através desse conceito, a IBM vem disponibilizando capacidade computacional para pesquisadores que tenham necessidade de grandes capacidades de computação (super computadores). Para tal ela lança mão de um conceito moderno chamado computação em grid, onde se coloca vários computadores de pequeno porte (PCs caseiros mesmo) trabalhando paralelamente, de forma a que o resultado se assemelhe ao de um supercomputador. Esse projeto é direcionado a pesquisas que visem melhorar nossa qualidade de vida e tenham caráter aberto, ou seja, os resultados das pesquisas são disponibilizados para todos os institutos e laboratórios de forma que os resultados oriundos da pesquisa não fiquem restritos e possam ser trabalhados rapidamente em várias frentes. Atualmente trabalham com melhorias genéticas em um determinado tipo de arroz, para que se produza um grão com maior capacidade vitamínica, pesquisa de cura da AIDS e da Dengue.
A característica principal dessa plataforma, é que o usuário pode se cadastrar na home page do WCG (World Community Grid) e a partir daí seu micromputador passará a fazer parte dessa grande malha de computação filantrópica. O programa a ser baixado não interfere na performance dos computadores, pois utiliza apenas os momentos em que as máquinas estejam disponíveis, sem processar nada, ou seja, enquanto lemos um e-mail, ou enquanto acessamos determinada informação, ou mesmo quando levantamos para buscar um cafezinho. Nesses momentos nossas máquinas ficam ociosas, sem processar absolutamente nada, e é ai que existe espaço para a computação filantrópica, através do software da IBM, nossos computadores solicitam blocos de pesquisa a um servidor central, e fazem o processamento dessas informações nos momentos em que estiverem ociosos, de forma a não comprometer suas performances, após processadas essas informações, eles as enviam ao servidor e fazem nova solicitação de novos pacotes a serem trabalhados.
Essa é uma forma totalmente segura de ajudar o desenvolvimento da ciência em prol de uma qualidade de vida melhor, que tal então disponibilizar sua máquina para essa importante atividade?

4 comentários:

@JoseAdolfo disse...

O grande vilão para essa filantropia é que com o continuo uso do processamento seja pelo dono do pc como pela grid o consumo de energia do dono sempre será o máximo, correto?

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Adolfo. Na realidade não é essa a intensão de uso do WCG, é claro que se pode deixar o computador ligado direto, a exemplo do que fazem os baixadores de músicas ou filmes contumazes,mas o uso apropriado para a computação filantrópica é semelhante a um salvador de tela, ou seja, a aplicação entra em cena enquanto você lê um e-mail e não é necessário que se deixe o computador ligado mais tempo do que normalmente fazemos, ok? Abraços e sinta-se em casa no MundoConectado

Anônimo disse...

Eduardo,

Tudo bem? Gostaria primeiramente de me apresentar: Meu nome é Rodrigo Queiroz, trabalho na IBM e sou responsável pelo World Community Grid na América Latina.
Ficamos felizes por disponibilizar parte do seu tempo compartilhando com os leitores do seu blog essa mensagem tão valiosa; ter ao nosso alcançe a possibilidade de ajudar a humanidade em assuntos críticos como AIDS, Câncer, Clima, Fome, Dengue, entre outros, é S E N S A C I O N A L.
Fique a vontade para me contactar caso queira / precise de informações adicionais -> roceqe@gmail.com. Abraços!

Edu@rdo Rabboni disse...

Rodrigo obrigado pela visita e pelo estímulo. Tenho certeza que a IBM está adequadamente alinhada às Megatendências quando o tema é sustentabilidade. Sinta-se sempre em casa no MundoConectado.