sexta-feira, setembro 05, 2008

E dá-lhe censura!


Dá para imaginar que em pleno século 21 teríamos o direito de imprensa censurado abertamente pelo governo, e o que é mais estranho, que isso de alguma forma seria aceito pelos mais influentes meios de comunicação de todo o mundo?
Pois estamos falando dos jogos olímpicos e do papelão que o Partido Comunista Chinês fez perante todo o mundo, ao censurar o acesso a Internet para jornalistas do mundo inteiro.
Teriam havido poucas reclamações a esse respeito porque os artigos de correspondentes internacionais foram deliberadamente censurados durante as Olimpíadas, ou porque a maioria dos jornais de todo o mundo teriam se curvado perante uma soberania discutível do PCC?
Uma das qualidades desse mundo conectado atual é que todos podem falar para todos, em fração de segundos, não sendo aceito por ninguém, ou quase ninguém, que o se tenha para ser dito possa ser objeto de bisbilhotice partidária. Seria esse o preço cobrado para que se tivesse acesso ao maior mercado de Internet do mundo (250 milhões de internautas)?
Lemos na imprensa do mundo inteiro que a própria Apple, através de seu portal de músicas o iTunes, teve seu acesso bloqueado na China por estar vendendo discos de bandas que apoiavam o Tibete na sua permanente busca pela liberdade. Trata-se do maior portal de venda de música do mundo, que esteve fora do ar durante a semana passada para um mercado de nada menos do que 250 milhões de potenciais clientes.
Nas viagens que fiz à China, não tive a oportunidade de postar meus artigos de lá, mas provavelmente esse artigo que escrevo não sairia nem nos jornais e muito menos no Blog MundoConectado, caso tivesse sido enviado de lá. Isso definitivamente não combina com a globalização que o mundo todo experimenta, e muito menos com a facilidade proporcionada pela Internet, de interligar povos quase que instantaneamente, ultrapassando barreiras físicas, geográficas e de idiomas. Infelizmente nesse caso, a Internet não foi capaz de vencer as barreiras ideológicas de uma minoria controladora do maior mercado emergente do mundo. Qual seria o crescimento desse mesmo mercado, caso tal liberdade de fato existisse? Vale lembrar que a China, mesmo com esse patrulhamento artificial, tem demonstrado crescimentos constantes de dois dígitos na sua economia anualmente nos últimos dez anos!

4 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Edu@rdo Rabboni disse...

Anastácio seja Bem Vindo!
Que ótima surpresa receber visitantes de outro lado da praia...Sinta-se em casa no MundoConectado.

Pai da Princesa disse...

Grande Rabboni...

Infelizmente não é somente na China que existe a censura. Este Blogger que você também faz parte retirou do ar um blog chamado "Cruz de Savóia" com a alegação que o mesmo era um "blog-spam" (conceito novo????). O dono do blog, um rapaz chamado Raphael não possuía 100% do conteúdo que publicava em seus backup, perdendo grande parte de seu acervo, que era simplesmente informações ou lembranças de jogos em que o time do São Paulo foi ajudado pela arbitragem, poder público ou manobras de bastidores (alguns inclusive com vídeo). Este fato não saiu em nenhum outro tipo de mídia (principalmente programas esportivos), ficando restrito somente a blogs que fazem parte da mídia palestrina e alguns dos rivais corinthianos. Felizmente ele hospedou parte do backup que ainda possuía no Wordpress (http://cruzdesavoia.wordpress.com). Citei este fato apenas para ilustrar, pois como este, com certeza haverá muitos outros que não tenhamos conhecimento.

Grande abraço...

...Marcelo...

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário Marcelo, apesar de ser corinthiano entendo o desconforto de seu amigo que teve o Blog retirado do ar, deve ser um sentimento de invasão enorme. Grande abraço e sinta-se sempre em casa no MundoConectado.