quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Canhão para matar formiga


Em um processo de intercâmbio que meu filho inscreveu-se, recebemos um e-mail com uma dezena de documentos que precisariam ser lidos, assinados e, claro, impressos! E não pára por aí, além de imprimi-los, tivemos que tirar várias cópias, e juntarmos duas dúzias de fotos. Pela complexidade das informações e eventuais falhas de compreensão na leitura e compreensão do documento que está em inglês, ao entregarmos o dossiê completo, ainda tivemos que fazer várias alterações, mais tempo, mais papel, mais impressões.
Sabemos que vencida essa primeira fase da maratona, após os documentos serem enviados fisicamente para os EUA, serão analisados e fatalmente retornados para ainda alguns retoques (análise, adequação, impressão, cópias, etc), ora me parece tão mais simples se apenas tivéssemos que acessar a uma página da entidade nos EUA e preencher diretamente nela todos os dados necessários, talvez fazendo o upload das fotos (tantas quantas fossem necessárias) e, caso necessitássemos de algo mais oficial, anexarmos uma declaração ou procuração específica para efeito do processo de intercâmbio cultural que pretendemos fazer.
Esse mesmo site poderia fazer a checagem das informações online, assim saberíamos na hora caso alguma informação estivesse incompleta ou inadequada, sem falar na possibilidade de abrir-se um canal online com a entidade através de VoIP ou mesmo Chat, onde o entrevistador pudesse conversar com o intercambista na hora, sem necessitar de vários intermediários. Poderiam ter um Blog oficial dos jovens que já fizeram o intercâmbio, e que estivessem dispostos a trocar informações com os novos pretendentes, poderiam ter vários testes e aplicações, para aferir o nível de conhecimento de cada aluno. As famílias que se propõem a receber os intercambistas poderiam falar diretamente com os jovens, ao invés de apenas analisar frias fichas que tiveram que viajar milhares de quilômetros, e que certamente suscitarão dúvidas quando forem lidas.
Esse fato é um claro exemplo de subutilização dos recursos tecnológicos que já dispomos, lembrou-me uma secretária que conheci em São Paulo, que por saber utilizar apenas Wordstar (faz tempo isso...) fazia tudo nesse software, de planilhas a desenhos, mesmo que demorasse horas, era mais fácil do que tentar aprender outros softwares :-( .
E você, já presenciou a utilização inadequada das tecnologias que nos cercam nesse MundoConectado em que vivemos?

8 comentários:

Anônimo disse...

Puxa Edu, que pena! Por um momento achei que isso só acontecia comigo...
Ao ler este blog percebo que ainda temos muito para aprender / ensinar.
Praticamente todos os dias vejo pessoas que ignoram a capacidade das ferramentas existentes e disponíveis hoje, preferindo realizar tarefas árduas ‘na mão’ a utilizar uma planilha eletrônica.
Não vamos desistir... o dia certamente chegará!

@JoseAdolfo disse...

No segundo semestre tenho planos de encarar um intercâmbio também e não foi nada animador ler seu texto...

Ao Obama: Sr. President use seu blackberry é reveja o processo de vistos urgente!

Vim aqui compartilhar um link de uma nova tecnologia de TV que consome 40% a menos que as LCDs atuais. Espero que goste.

http://pcworld.uol.com.br/galerias/gadgets-que-devem-bombar-em-2009/paginador/pagina_12

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário Theyson, se por um lado temos que aprender a utilizar mais as facilidades avançadas que se nos apresentam para que se facilite nossa vida, por outro existe uma responsabilidade grande dos designers e fabricantes, em desenvolverem inovações que sejam ao mesmo tempo avançadas e simples de se usar, porque ninguém merece ter que utilizar manual de instrução...abraços e permaneça presente no MundoConectado.

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá Adolfo, espero que sua experiência seja melhor que a nossa, em relação à documentação para o intercâmbio...
É natural, e até esperado, que sejam cautelosos e detalhistas, afinal trata-se de um compromisso de longa duração, e todos têm que ter certeza do que estão fazendo, agora crescer a burocracia de forma desnecessária não faz sentido. Estou preparando um texto sobre TVs de próxima geração, obrigado pela dica e permaneça sempre ligado no MundoConectado!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.