sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Mundo Conectado



Por convite e insistência de meu irmão, no último final de semana eu e meu filho iniciamos o circuito das praias (seis corridas de 10 km, mesclando asfalto e areia em seis cidades do litoral de São Paulo). Se começamos a corrida almejando pelo menos chegar ao final caminhando, percebemos durante a mesma, que seria eventualmente possível inclusive terminar correndo, e foi assim que uma hora e doze minutos depois de começar, conseguimos passar pelo marco da chegada. Confesso que se foi minha primeira corrida, não será a última, pois a sensação de participação de um evento dessa natureza é muito gratificante, e certamente participarei de outras.
Agora o que um relato desse naipe vem fazer aqui em um Blog que se presta a falar de tecnologia, inda mais sob o título pretensioso de MundoConectado?
Pois vou explicar!
Desde que comecei a pesquisar sobre o circuito, o que vi foi uma demonstração de como uma empresa, modesta nas instalações mas audaciosa nas pretensões, pode se apresentar para o público organizando um evento com mais de mil participantes do Brasil inteiro com a ajuda das tecnologias disponíveis a seu redor.
Estou falando da TH5 eventos, que foi a organizadora da corrida e que apresenta seus eventos exclusivamente pela internet, recebe as inscrições também pela internet, e através desta consegue planejar-se para saber exatamente quantos participantes terá o evento, de onde virão, tamanhos das camisetas, classes em que correrão, etc. Logo após o término da corrida já se sabe o tempo exato em que se conseguiu concluir a prova através de um chip de RFID que se amarra no cadarço do tênis, e que monitora as tomadas de tempo online no decorrer da corrida.
Uma outra empresa, a Webrun, fotografa todo o evento e disponibiliza as fotos para venda pela internet, através do nome ou número dos participantes.
Para a viagem preparei-me para enfrentar alguma chuva na estrada, com as informações que coletei em sites especializados em previsão do tempo, como o da Climatempo e também foi possível acompanhar o trânsito na descida da Serra, através de webcams na internet que mostram em tempo real as imagens em vários pontos da estrada.
Aproveitei para fazer a viagem até São Paulo de motocicleta, agregando mais um prazer à experiência de participar de uma corrida, e como moto ainda não paga pedágio no Estado de São Paulo, pudemos desfrutar de uma viagem tranqüila e sem a necessidade de constantes paradas para pagamento nos postos de arrecadação. Li que esse será o último ano desse privilégio, sendo que a partir de 2010 as motos também pagarão pedágio, restando-nos então a opção de solicitar um passa-fácil pela internet, que também utiliza tecnologia de RFID e que permite a passagem pelos postos de pedágio sem a necessidade de pagar em dinheiro na hora, podendo-se pagar posteriormente confortavelmente pela internet também, na fatura de seu cartão de crédito.
Para minha estadia em Peruíbe, pude pesquisar pela internet as opções que melhor se adequavam ao bolso e nível de conforto que pretendíamos, e fazer a reserva e pagamento de forma antecipada, garantindo que não correríamos riscos de dormir em algum banco de praça antes da corrida...
Como conhecemos bem a cidade de Peruíbe, não foi necessário lançar mão de sites especializados em localização por GPS e triangulação celular, que existem a disposição, gratuitamente nos celulares Nokia através da internet.
Esse é o MundoConectado em que vivemos e corremos :-)

2 comentários:

Bboni disse...

Dalhe 10k ushaushauhsauhsauh
eu acho que ainda vo melhorar esse seu tempo ai.. 1:12 ta malz ainda suahsuahushausha
mais eh isso ai neah!
nossa primeira corrida pode ser chamada de primeira aventura..
muito boa.. a infra do local eh animal!!
curti pakas na próxima tamo confirmado jah suahushasa!
CyA Pops!

Edu@rdo Rabboni disse...

Escreveu e disse! Na próxima estaremos lá, pode acreditar que sim, supinado ou pronado, estaremos lá correndo. Aparece sempre que você é da casa :-)