domingo, outubro 25, 2009

Lógica inversa


Em fevereiro de 2008 escrevi alguns artigos para alguns jornais e postei neste Blog a respeito do leitor digital de livros, o e-book reader, que era o primeiro modelo a ser oferecido no Basil, e destaquei naquele momento que seu preço ainda não era tão convidativo, pois seria vendido a 800 reais. Pois bem, quase dois anos se passaram e no início deste mês lemos a notícia de que a Amazon começou a vender o Kindle para vários países a partir de 19 de outubro, pelo módico preço de 279 dólares, que acrescidos dos impostos (mais 285 dólares), chega às nossas mãos por algo em torno de mil reais. Entenderam a lógica? Recebemos o mesmo produto que já tinha similar sendo vendido no Brasil quase dois anos mais tarde, mas em compensação ele custa mais caro, vai entender...!
E as contradições não param por ai, fala-se em globalização o tempo todo (essa semana mesmo até piada de gato falando dois idiomas eu ouvi), a quantidade de estudantes do mundo todo fazendo intercâmbio nunca foi tão grande (e praticamente dobra anualmente), vemos escolas de idiomas crescerem do dia para a noite, dez entre dez empresas globalizadas, incluem a China em sua estratégia, seja para se defender ou para atacar, e o que lemos sobre o Kindle? Que ele será lançado em várias partes do mundo simultaneamente, menos na China, vai entender 2...!
Veja que o idioma já não é empecilho tão grande, mesmo a loja da Amazon não disponibilizando quase nenhum título em outro idioma que não o inglês, pelo menos o resto do mundo poderia ter acesso a esse conteúdo, que lá na terra do Tio Sam custa 9,90 dólares em média cada título. Também nesse aspecto faria todo o sentido lançar o produto também na China, já que se prevê que nos próximos 25 anos a China será o país onde mais pessoas falarão o idioma inglês no mundo, também nesse período a economia da China já terá ultrapassado a dos EUA, vai entender 3...!
Assim caminha a humanidade, o produto é lançado de forma tardia no resto do mundo, é vendido de forma exclusiva por um único canal de vendas, despreza todos os demais idiomas do mundo, tem seu preço elevado a patamares no mínimo discutíveis e ainda assim é objeto de desejo de vários leitores...
Ainda bem que a China vem demonstrando que quando chegar a sua vez não teremos que aprender o mandarim e nem pagar os tubos para ter acesso a mesma tecnologia que nossos amigos americanos de cima pagam de forma muito mais facilitada. Agora a dúvida que fica é se até lá já terá sido inventada uma forma de cobrar impostos dos produtos que vem da China, ou se compraremos nossa versão de leitor digital de livros através de simpáticos chineses que oferecerão o produto em bares e restaurantes, dentro de grandes sacos plásticos :-).

9 comentários:

Unknown disse...

Edu, mesmo com tudo isso, ainda quero um Kindle para mim. Early adopter não tem jeito mesmo...

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Carlos, vi no seu Twitter que tem gente que não aprende mesmo ha ha ha, apesar de também me considerar um early adopter, confesso que ainda não me adaptei ao e-reader...coisas da idade acho, abraços e continue sentindo-se em casa no MundoConectado.

Bboni disse...

A globalizacao eh fogo meu.. quem diria o numero de loucos dispostos a fazer intercambio esta crescendo.. Me disseram que estes loucos intercambistas la na terra do tio sam vao dominar o mundo.. deve ser so conversa.. Voce nao esta ficando velho Nao meu eu tambem acho o e-reader pior do que os bons.. velhos.. e carregados de meus inimigos acaros.. Livros! eu acho que eu como pessoa sinto nescessidade de ter em minhas maos.. Por isso ainda compro CD's dos Beatles, mesmo tendo toda a discografia no Zune eu ainda sinto o prazer de ter um CD..
Muito bom o post mano.. Vai uma pergunta ai pro mestre.. $199,99 em um novo sistema operacional.. salvo minha grana um pouquinho e compro.. ou fico com o maldito Vista??
abraco!

Edu@rdo Rabboni disse...

Olá XT (também conhecido meu filho), tenho o prazer de ter um amigo que trabalha profissionalmente com literatura, o Cadu, e pelo que me lembro dele, não só não abre mão de um bom livro, como ainda faz questão de ter aqueles com capa dura, para durarem mais melhorando também o manuseio.
Quanto aos ácaros...bem ainda não inventaram a versão eletrônica dessas pragas, mas lembre-se que mesmo quando não existirem mais os livros, ainda existirão os armários, almofadas, sofás, cortinas....aaaatchimmmm!
Quanto ao conselho do Vista, eu optei por instalar o XP no meu Dell (versão oficial), mas no seu caso, se conseguir instalar o Windows7 por esse preço vale a pena, mas se for um downgrade não vale, porque depois terá que investir de novo para fazer um Upgrade. Nem preciso dizer nada, porque você já nasceu no MundoConectado...abraços.

Rodrigo disse...

Grande Eduardo!
Fazia tempo que não passava por aqui.

Dia desses tentei me informar sobre o Kindle e cogitei comprar um até porque vou viajar e seria uma mão na roda levar alguns livros em pdf. Mas aí surgiu a dúvida... É possível copiar arquivos em pdf via usb ou só são aceitos livros da Amazon?

No Mercado livre li algumas propagandas que dizem que tem jeito de copiar livros pdf via usb, mas o preço é bem salgado! O menor valor que vi lá foi de R$ 1.250.. tem até de R$ 2.500!!

Falou
[]'s

Edu@rdo Rabboni disse...

Valeu pelo comentário Rodrigo, também não sei se ele aceita download direto em USB2.0, notei porém que em algumas regiões/operadoras ele não aceita dowonload em Wireless 3G diretamente, sendo necessário conectá-lo ao PC, mas se ele suporta PDF, e permite donwload via PC não tem porque não permitir transferência de arquivo por essa interface não é mesmo? Na apetrexo.com você o encontra a R$ 1.290 ou em 10 x R 147,00, keep in touch no MundoConectado

Design Tecnológico disse...

Acho que vou esperar pegar um na mão e testar mesmo antes de comprar ou aguardar algum xingling! hehehe

Abraços
Rodrigo

Anônimo disse...

Aguardar xingling? Tá doido, véio? Preferi comprar no apetrexo.com. Tem o lance do cadastro lá no amazon. olha, ótima compra. recomendo muito. é mais caro por causa dos impostos etc. mas valeu a pena. deixo aqui minha opinião.

valeu!

Jorge Lima

Edu@rdo Rabboni disse...

É isso aí Jorge, obrigado pelo Post, com ou sem XingLing sinta-se em casa no MundoConectado, abraços!