quarta-feira, março 28, 2007

Telefonia Móvel no mundo


Colhi várias informações durante a visita que fiz à 3GSM World Congress em Barcelona, maior exibição de tecnologia móvel do mundo, e que acontece anualmente na Espanha.
Contamos com 2,5 bilhões de celulares no mundo, ou seja 4 em cada dez habitantes no mundo possui celular, e chegaremos ao próximo bilhão entre 2010 e 2011. Nesse momento teremos mais da metade da população mundial conectada através de tecnologia móvel celular. Para se ter uma idéia da popularidade dessa tecnologia, atualmente contamos com cerca de um bilhão de aparelhos televisores no mundo todo, esse é um dos motivos que faz tantas pessoas pensarem no celular como um dispositivo alternativo de mídia. Esse fato vem reforçando a possibilidade de sua utilização como instrumento de pagamento de compras, entradas de cinema e passagens de ônibus, trem ou metro. Se quase metade da população do mundo possui um aparelho celular, ele também pode ser utilizado para difundir o uso de músicas MP3, fazendo às vezes de um tocador de músicas digitais.
Sendo seu uso tão popular, pode ajudar a difundir também o acesso à Internet, pois rapidamente as tecnologias utilizadas nas conexões dos aparelhos celulares vêm permitindo acesso às redes de dados e, por conseguinte, à Internet, contribuindo para a inclusão digital.
Também presenciei presidentes de gravadoras referirem-se ao celular como sendo futuramente o principal canal de distribuição de músicas no mercado, quem poderia imaginar uma coisa dessas no passado?
As tecnologias de vídeo sobre celular também se popularizam muito rapidamente, já sendo possível a utilização desse aparelho para rápidas referências de vídeo, como clipes de músicas e até para os conhecidíssimos vídeos do You Tube.
Presenciei conexões de dados através de celular com velocidades de até 17 Mbits/s (35 vezes mais rápido que as velocidades normalmente utilizadas para acesso à Internet via banda larga, que usamos habitualmente). E uma grande evolução que pude ver, é que a diferença tecnológica que nos separa desse novo mundo já não é mais tão grande quanto costumava ser na década passada, muito pelo contrário, o que vi são facilidades que se apresentam à nossa porta e que brevemente povoarão nossas vidas, aqui em terras verde-amarelas, quem viver verá!

3 comentários:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/

Anônimo disse...

Eduardo, Boa Tarde!!!

Segundo Kim Ki-ho, vice-presidente sênior da Samsung para rede de Telecomunicações a 3G – Terceira geração foi um fracasso devido o mercado não ter respondido as expectativas e a expansão do uso de serviços terem sido mais lento do que o esperado, se tornando uma tecnologia ultrapassada.
Outros como Kristin Rinne, vice-presidente de tecnologia da Cingular Wireless discorda afirmando que apenas atingimos a curva exponencial no uso de dados (em 3G).
Em meio às discórdias e interesses por uma constante evolução nos meios tecnológicos, em especial nas telecomunicações, vem surgindo no horizonte com muita força “A quarta geração de telefonia móvel”, já em desenvolvimento, a qual permitirá comunicação em voz, vídeo e dados em uma escala que antes era impossível, fatos afirmados por empresas do setor no fórum Samsung 4G.
“O ser humano fazendo a evolução e se evoluindo”.

Edu@rdo Rabboni disse...

É isso ai Charles, a 3G nem bem emplacou no mundo todo e já estamos falando na 4G..., mas fico aqui matutando, será que não estamos dando mais importância à tecnologia do que de fato ela merece? quero dizer, já temos milhões de usuários em 3G no mundo todo, e sabemos que também os teremos na tecnologia 4G, não seria suficiente? Ou estamos ainda procurando os bilhões de dólares pagos erradamente nos leilões de 3G no mundo todo? Porque se assim estivermos fazendo, trata-se de um erro de planejamento e não da tecnologia, certo? Abraços e sinta-se sempre em casa no MundoConectado.