domingo, janeiro 03, 2010

Feliz Ano Novo!


Primeiro post do ano :-)
E finalmente iniciou o ano de 2010!
Apesar das expectativas nefastas da crise, até que nos saímos bem, o País cresceu, houve demissões, mas em menor número do que se supunha, e tivemos vários setores da economia que terminaram o ano em franca expansão, nada mal para esse aninho de 2009 não é mesmo?
E as promessas de ano novo? Novos e miraculosos regimes para se começar, programas de ginástica, academia ou caminhadas, parar de fumar (alguém ainda faz isso?), e também é momento de lembrarmos um pouco do passado. Pois foi fazendo uma pequena retrospectiva que me lembrei que, dez anos atrás, o mundo inteiro esperava, que o BUG do Milênio fizesse com que perdêssemos milhões de dólares por conta das incontáveis paralisações que provocaria em vários sistemas mundo afora: sistemas bancários, sistemas de telecomunicações, sistemas de segurança e etc, etc.
Que coisa! Cheguei a fazer parte do comitê que, por parte das Telecomunicações, discutiu em Brasília e elaborou minucioso plano, preparando-nos para o ecatombe. Passamos aquele réveillon em um QG, analisando todos os sistemas de telecomunicações da empresa em que trabalho, e nada aconteceu (ainda bem)! Em compensação, no resto do Brasil, também nada aconteceu, e no mundo todo...também nada aconteceu. Que competência em traçar planos de contingência hein?
Será que todos planos elaborados e postos em prática foram extremamente perfeitos, ou de fato nos assustamos mais do que devíamos, talvez por um alarme falso?
De onde será que vem esse prazer em divulgarmos as notícias ruins? Aquelas com potencial para causarem grande estrago na vida das pessoas? Lembro-me de alguns amigos (alguns até que freqüentam este Blog vez por outra) que diziam: “Bug do Milênio? Besteira, história para boi dormir...”.
Bem fizemos o que tínhamos que fazer, o que a sociedade que usufrui dos serviços que prestamos esperava que fizéssemos, e até o que vários bancos e investidores exigiram, para que não se perdesse o mínimo de governança corporativa, que poderia levar a uma quebradeira geral no mercado.
Qual será a próxima potencial catástrofe a que teremos que nos submeter no futuro? Será que virá ainda em 2010? Xô Satanás! Pé de pato mangaló três vezes...

Nenhum comentário: