terça-feira, janeiro 26, 2010

Tecnologia no deserto?




Cheguei neste final de semana da viagem que fiz de moto para o deserto do Atacama. Tinha intenção de manter-me afastado dos temas do dia-a-dia, até porque tratava-se de uma viagem de férias, mas como fazer isso com relação à tecnologia? Atualmente o melhor termo para classificar a tecnologia é UBIQÜIDADE. Sim porque ela está em todo lugar o tempo todo.
Fizemos as reservas em todos os hotéis pela internet, com todo o conforto de poder visualizar os hotéis, bem como comparar preços.
Acessamos dezenas de Blogs para nos informar a respeito da viagem, colhendo dicas de viagem, tipo de roupa a utilizar durante a viagem, temperaturas que enfrentaríamos, lugares para comer e para visitar, imagine acessar a essa quantidade de informações há alguns anos atrás sem a internet!
Em todos os hotéis tive acesso livre ao Wi-Fi, que me permitiu utilizar minha conta de VoIP Azzu no meu N95, falando livremente com o Brasil e com meu filho nos EUA, pagando alguns poucos centavos por minuto.
Todas nossas rotas, destinos, postos de combustíveis e hotéis foram programados nos aparelhos de GPS que equipavam as motos, deixando a viagem mais segura e previsível.
As condições do tempo também foram todas acompanhadas através da internet, de forma que sabíamos em todos os trechos se pegaríamos chuva ou sol bem como que temperaturas enfrentaríamos.
Passamos pelo povoado de Machuca que fica situado em uma montanha no meio do deserto, onde seus 40 habitantes obtêm toda sua energia através de painéis solares.
O maior exemplo de tecnologia estava exatamente no lugar mais ermo, no deserto entre a cidade e o cume da subcordilheira Andina, vimos as instalações do projeto ALMA (Atacama Large Millimeter Array) gigantesco telescópio composto de mais de sessenta antenas parabólicas de doze metros, projeto que até sua plena operação em 2012 terá recebido investimentos superiores a 1 Bi US$, sendo classificado como o maior telescópio com essa característica no mundo.
Agora uma das maiores demonstrações do avanço tecnológico veio mesmo da Gendarmeria Argentina na cidade de Posadas, que utiliza radares tão avançados, que são impossíveis de serem vistos, assim fomos multados por excesso de velocidade por radares que de tão avançados pareciam inexistentes, ia me esquecendo, as multas podiam ser pagas na hora para os guardas e em reais, deve ser a globalização!

3 comentários:

Bboni disse...

hehe as multas e os famosos "pedagios" hehe..
pow mano parabens pela viagem..
essa ai vai ter que esperar um pouco pra eu poder ir guiando ;)
acho q a comunicacao, agora mais que nunca, tem se provado uma das tecnologias mais importantes, porque algumas mil milhas separam agente.. algumas horas de fuso horario.. e alguns compromissos que infelizmente nao eh sempre q podemos adiar.. mais mesmo assim conseguimos manter contato ai uma ou duas vezes por semana ;)
abraco ai!!
5 meses!

Edu@rdo Rabboni disse...

Obrigado pelo comentário XT. Você não é desse tempo, mas me lembro bem de ter que chamar a vizinha ou ser chamado por ela para atender telefone, pois normalmente não eram todos na rua que tinham telefone em casa. Hoje a distância não é mais limite para a comunicação e as telecomunicações fixas ou móveis já atingem a mais de 4 bilhões de pessoas no mundo todo...já pensou como seria o mundo se 100% das pessoas do mundo tivessem acesso às telecomunicações e, através dela, à informação de qualidade? Abraços e permaneça conectado.

Sandra SP disse...

Fantastica foto Edu. Vc se superou. Num lugar desses vc se pergunta como pode ser tudo isto? Privilegio de viver. E por falar em conexão, ai neste lugar tenho certeza que se conectou a tudo o que é divino e superior. Beijos da amiga Sandra