domingo, outubro 24, 2010

Redes WiFi


WiFi (Wireless Fidelity), sigla em inglês que designa um padrão de conectividade sem fios, que é seguido por uma aliança de fornecedores, para que todo equipamento com essa marca (WiFi) tenha compatibilidade de conexão sem fios à rede banda larga (aparelhos celulares, modens, roteadores, notebooks, iPads, netbooks, etc).
Vários lugares no mundo já dispõem de cobertura WiFi, principalmente aeroportos, Shopping Centers, Universidades e cafeterias, somam-se à essas coberturas as iniciativas das prefeituras do Brasil, que têm oferecido acesso gratuito banda larga WiFi para praças e parques públicos, como estímulo ao acesso à Banda Larga.
Nesta semana, o Nelson, um colega de trabalho que é profundo estudioso no tema Banda Larga, me apresentou um modelo de negócio para Redes WiFi muito interessante, trata-se da FON Networks.
Neste modelo o cliente adquire um roteador WiFi para instalar em sua residência ou comércio, e passa imediatamente a compartilhar seu acesso banda larga de maneira pública com qualquer pessoa que porventura tenha acesso àquela rede (cobertura física). Os participantes desta rede, por oferecerem seus acessos para que outras pessoas também acessem a rede mundial, passam a ter direito também a acessarem as demais redes de outros participantes. Neste modelo, há a opção de acesso pago ou acesso gratuito.
Essa rede tem cobertura no mundo inteiro, e já possuem parcerias com várias operadoras de redes banda larga, como não podia ser diferente, o Google também tem investimento nesta iniciativa.
Muito se comenta sobre as reais possibilidades de aumentarmos nossa penetração de Banda Larga no país, entendo que iniciativas como essa, associadas a uma política de desoneração tributária do acesso banda larga, poderiam rapidamente colocar o Brasil no mesmo patamar dos países mais desenvolvidos do mundo em internet, como Coréia e Japão. A internet não precisaria ser totalmente isenta de impostos, mas poderia receber uma classificação diferente da recebida atualmente, que a classifica de maneira semelhante a bebidas alcoólicas e cigarros, o que lhe confere o maior percentual de impostos no Brasil e o segundo maior no mundo!

2 comentários:

Pai da Princesa disse...

Achei interessante esta ideia, nunca tinha pensado a respeito...

Tenho acesso sem fio em casa e no trabalho, quem sabe não entro para o grupo futuramente????

Marcelo

Edu@rdo Rabboni disse...

Ok Marcelo, obrigado pelo comentário, de fato é um modelo inovador de negócios. Se instalar na sua casa, não deixe de nos contar como foi a experiência ok?
Permaneça conectado, abraço.